Topo

Comemore o aniversário da criança com uma festa do pijama em casa

Marina Oliveira e Thaís Macena

Do UOL, em São Paulo

19/12/2013 07h25

Preparar um evento em que as crianças possam brincar até cansar e depois dormir juntas, felizes da vida, é o propósito de uma festa do pijama, uma opção acessível para os pais e divertida para os filhos. “É uma comemoração deliciosa para as crianças, que curtem muito a oportunidade de passar a noite fora de casa”, diz a organizadora de eventos Kelly Holanda, proprietária da Estimula Kids.

Esse é um tipo de festa muito pessoal, geralmente realizada na casa do próprio aniversariante ou então de familiares próximos, como avós, tios e padrinhos. A quantidade de convidados também é reduzida, pois é preciso acomodar todos confortavelmente, o que torna a celebração ainda mais exclusiva. “O número de convidados vai depender do tamanho da casa, mas não é comum chamar mais do que 15 crianças, até porque a responsabilidade é grande”, afirma Kelly. O ideal é que os convidados tenham por volta de sete anos, pois crianças menores podem sentir falta dos pais no meio da noite.

Para acomodar a todos, não é preciso camas, bastam colchões ou colchonetes. Os lençóis, cobertores e travesseiros podem ser oferecidos pelo anfitrião ou levados pelos próprios convidados. “Crianças pequenas podem dividir colchões. O ideal é juntar todos em um mesmo ambiente. Pode-se fazer uma enorme cama, com um colchão ao lado do outro, no ambiente com mais espaço da casa, na sala, por exemplo”, fala a organizadora de festas Kalina Maurer, da empresa Komemore. O cuidado, nesse caso, é garantir que não haja muitos móveis no local, para evitar acidentes durante a noite.

Convite especial

Assim como em qualquer evento, o convite deve ser entregue com antecedência, para que os convidados possam se programar. O ideal é que pais e crianças sejam avisados um mês antes da data da festa. “Como as crianças passarão a noite fora, vale entregar o convite em mãos e reforçar a mensagem pessoalmente ou por telefone, permitindo, inclusive, que os pais possam sanar qualquer dúvida sobre a celebração”, afirma Kelly.

O convite deve trazer a data do evento, endereço, o horário de início da festa e também o de término. Geralmente, uma comemoração desse tipo começa por volta das 19 horas de um dia e os pais pegam as crianças no dia seguinte, por volta das 11 horas. Também é essencial que, no convite, estejam todos os telefones de contato dos pais do anfitrião. Por fim, é preciso especificar o que cada criança deverá levar, considerando os itens necessários para passar uma noite fora de casa, como pijamas, muda de roupa e escova de dentes.

Assim que cada convidado confirmar presença, as especialistas recomendam organizar uma lista com todos os telefones dos responsáveis pelas crianças. Assim, caso alguma delas tenha problemas para dormir e chame pelos pais durante a noite, você poderá informar os responsáveis.

Cenário perfeito

Por ser uma festa cujo foco principal é a reunião dos melhores amigos para uma espécie de acampamento em casa, a decoração não precisa ser elaborada. A dica é aproveitar os móveis já existentes para montar o cenário. A mesa de centro da sala, por exemplo, pode ser usada para acomodar as comidinhas. Almofadas podem ser espalhadas pelo local, respeitando as cores escolhidas como tema para a festa, assim como abajures, luminárias japonesas e baldinhos de pipoca.


“Antes de colocar os colchonetes para as crianças dormirem, uma dica é forrar o local com um tapete felpudo, na cor da decoração. O tecido pode ser comprado por metro em lojas especializadas”, diz Kelly. Outros retalhos de tecido também podem ajudar a montar uma cabaninha, que é garantia de sucesso entre a criançada.

No cardápio da festa, entram todos os itens que fazem sucesso nas festas infantis: mini-hambúrguer, minipizza, salgadinhos, cachorro-quente, pipoca e chocolate quente. Para o café da manhã, o menu deve ser mais saudável, composto por leite, sucos, frutas, pães e os cereais preferidos dos convidados.

Como recordação da festa, o anfitrião pode oferecer aos convidados itens que serão úteis na própria noite, a exemplo de travesseiro personalizado, pijama, kit de higiene, máscara de dormir, lanterna, caneca, saco de dormir, toalha de rosto bordada com o nome do aniversariante e almofadas.

Diversão na certa

O simples fato de estar entre amigos e de se preparar para uma noite juntos, geralmente, garante a alegria das crianças. Mas brincadeiras são sempre bem-vindas. Jogos de tabuleiro, mímica, adivinhação, karaokê, gato mia, entre outras brincadeiras, têm tudo a ver com o tema. Antes de dormir, uma sessão de cinema, com direito a pipoca e um filme escolhido pelos convidados, ajuda a acalmar e embalar o sono.