Infância

Não deixe o ovo à disposição da criança; veja dicas para a Páscoa

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É recomendado que as crianças comam chocolate moderadamente, diz nutricionista imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

A nutricionista Glauce Hiromi Yonamine, do programa Meu Pratinho Saudável, parceria do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde, reuniu seis dicas para crianças consumirem chocolate de forma saudável nesta Páscoa.

Yonamine afirma que o consumo de chocolate em pequenas porções pode trazer benefícios à saúde infantil, mas em grandes quantidades pode desencadear doenças relacionadas ao açúcar, como diabetes e obesidade.

"Estudos demonstram que o consumo regular, mas moderado, está associado à diminuição do risco de doenças cardiovasculares, já que o cacau contém compostos fenólicos, responsáveis por atividade antioxidante, anti-inflamatória, vasodilatora e combativa à obstrução arterial", diz a nutricionista.

Confira as dicas:

- Evitar o consumo exagerado: é recomendado oferecer o chocolate com moderação, já que o excesso pode causar efeitos negativos associados ao açúcar e às gorduras presentes no doce, como cáries, colesterol, diabetes e obesidade;

- Não descuidar da alimentação normal da criança: respeitar os horários das refeições e oferecer alimentos com menor teor de gordura, evitar doces e aumentar a oferta de frutas e hortaliças;

- Separar o chocolate em porções: é importante não deixar o ovo de chocolate inteiro à disposição da criança e controlar a quantidade oferecida. Menores de dois anos não devem consumir doces. A partir dos dois anos, a quantidade recomendada é uma porção de 55 calorias por dia. Considerando apenas o consumo de chocolates como doces, se a criança ganhar um ovo de Páscoa de 100 g (560 kcal) e consumir uma porção por dia, ele durará dez dias;

- Optar por amargos e meio amargos: as crianças, normalmente, preferem os chocolates ao leite, mas estes contêm menos cacau e mais açúcar, o que é prejudicial em excesso. O branco não é recomendado por não ter cacau, e os recheados podem ter maior quantidade de açúcar e gordura;

- Observar a lista de ingredientes na embalagem: olhar a tabela nutricional é importante para avaliar a quantidade de açúcar e gordura que há no chocolate, além das calorias. Os pais de crianças alérgicas a alimentos ou com diabetes devem ler o rótulo com cuidado para evitar contaminação. É recomendável optar por produtos, especialmente, formulados para as restrições, como os sem glúten, diet, à base de soja ou alfarroba;

- Ensinar a criança a saborear os alimentos: na hora de consumir o ovo de chocolate, é importante que a criança esteja em um ambiente agradável, sem distrações como televisão e computador. Daí, é só ensiná-la a sentir o aroma e consumir devagar o alimento para que ela se satisfaça com pequenas quantidades do doce.

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