Topo

Acupuntura dobra chance de engravidar por fertilização in vitro, diz estudo

Acupuntura tem se mostrado eficaz como técnica complementar nos tratamentos de fertilidade - Getty Images
Acupuntura tem se mostrado eficaz como técnica complementar nos tratamentos de fertilidade Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/07/2016 14h23

Um estudo feito pelo Hospital Universitário Homerton, em Londres, apontou que fazer acupuntura pode dobrar as chances de uma mulher engravidar por meio de fertilização in vitro. As informações são dos jornais britânicos “Daily Mail” e “The Telegraph”.

Os pesquisadores analisaram 127 mulheres, entre 23 e 43 anos, em seu primeiro e segundo ciclos de fertilização. Entre as que receberam a técnica, 46,2% conseguiram engravidar. Já entre as que não receberam, a taxa de gravidez foi de 21,7%.

As agulhas foram aplicadas antes dos óvulos serem coletados e após a implantação do embrião no útero.

Os cientistas afirmam que os resultados são bastante interessantes e estatisticamente significantes. Entretanto, ainda não se sabe se o benefício pode ser realmente atribuído à prática ou a um efeito placebo, uma vez que a acupuntura promoveu um relaxamento nas pacientes que a receberam.

Para Adam Balen, presidente da Sociedade Britânica de Fertilidade, tratamentos para engravidar costumam ser bastante estressantes, por isso adotar uma terapia que possa dar mais tranquilidade à mulher é algo bastante eficaz.