Topo

Comoção desmedida de fãs piora sofrência de Larissa Manoela e João

Ao anunciar término, Larissa Manoela e João Guilherme causaram comoção entre o público adolescente - Reprodução/Instagram lmanoelaoficial
Ao anunciar término, Larissa Manoela e João Guilherme causaram comoção entre o público adolescente Imagem: Reprodução/Instagram lmanoelaoficial

Do UOL

07/12/2016 11h45

João Guilherme, 14, e Larissa Manoela, 15, protagonistas da novela “Cúmplices de um Resgate” (SBT), anunciaram o término do namoro de “um ano, dois meses e 20 dias” –como os próprios fizeram questão de frisar– no Instagram, na segunda-feira (5). Imediatamente, a sofrência tomou conta da internet. Os fãs criaram até a campanha #VoltaJoLari.

Mas será que os fãs, apesar da boa intenção, não estão tornando ainda mais difícil esse momento? A psicóloga Roseli Caldas, que é doutora em psicologia escolar e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, fala que os atores têm um desafio duplo pela frente: do ponto de vista pessoal e do público.

“Em geral, terminar um relacionamento na adolescência é cercado de muito sofrimento. E os atores vão ter de lidar com o luto individual e o coletivo, dando satisfação para o público", afirma Roseli. Eles vão precisar da ajuda dos adultos para lidar com esse impacto.

O namoro dos atores chegou ao fim quase que ao mesmo tempo do que a novela. O último capítulo vai ao ar na terça-feira (13), mas as gravações já foram encerradas. Para a doutora em psicologia, a separação de ficção e realidade pode ter afetado o romance.

“Com os papéis separados, pode ter ficado claro que o que parecia afeto era, na verdade, uma interpretação do sentimento”, fala Roseli.

Nem tudo é ruim

Segundo a psicóloga, o interesse do público sobre a relação do casal tem um aspecto positivo para o momento que os atores adolescentes estão vivendo. Trata-se do acolhimento do grupo de iguais, que na adolescência é mais importante do que o dado pelos pais.

“É claro que um abraço virtual [as manifestações de apoio nas redes sociais] não é igual a um real, mas acolhe”, diz Roseli.

O choque de realidade para os fãs

Apesar de se caracterizar por uma busca da afirmação da individualidade –por isso o natural afastamento dos pais--, a adolescência é uma fase em que a identificação com os pares é muito presente.

Por isso, ver chegar ao fim um relacionamento aparentemente perfeito, como o do ex-casal Jolari, é um choque de realidade para os fãs jovens dos atores.

“O término do namoro traz para o público a realidade da vida, provoca um desconforto. Então, é natural que haja uma mobilização pela volta do conto de fadas. O adolescente vê o casal famoso e sonha que aquela história perfeita pode se repetir na sua vida”, afirma Roseli.