Topo

José Loreto revela que não vai diferenciar brinquedos da filha por gênero

José Loreto na "Claudia" de novembro - Divulgação
José Loreto na "Claudia" de novembro Imagem: Divulgação

do UOL, em São Paulo

08/11/2017 10h43

Bella, a primeira filha de José Loreto e Débora Nascimento ainda não chegou ao mundo, mas já deixa o pai preocupado com os preconceitos de gênero que ela pode enfrentar.

Veja também

À revista "Claudia" de novembro, ele afirmou que tem refletido sobre suas próprias noções do que é ser homem ou mulher. Loreto contou que, quando Débora colocou um tênis vermelho sobre seu travesseiro para lhe dar a notícia da gravidez, ele pensou que teriam um menino. "Olha como sou machista. Se fosse um par de sapatilhas, [pensaria que era] menina”, disse.

Desde então, ele tem lido a obra "Para Educar Crianças Feministas – Um Manifesto" da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie para aguardar Bella. "A gente tem que repensar um monte de coisas que foram impregnadas culturalmente na nossa infância, na nossa adolescência".

Débora Nascimento e José Loreto anunciam gravidez - Reprodução/Instagram deboranascimento - Reprodução/Instagram deboranascimento
Débora Nascimento e José Loreto
Imagem: Reprodução/Instagram deboranascimento

Por isso, o ator afirma que ele e Débora têm planos para não diferenciar os brinquedos de Bella a partir de estereótipos de gênero. "Por que uma menina não pode se fantasiar de Batman? E um menino de Branca de Neve? Eu era repreendido pelos meus pais quando pegava as bonecas das minhas irmãs", relembra. 

"Não quero que minha filha seja inferiorizada, que receba menos do que um homem no seu trabalho, que seja vítima de absurdos, como os que estão acontecendo hoje, em que um cara esfrega o pênis na mulher dentro de um ônibus", diz José Loreto. “Isso ainda parece normal para muitas pessoas".