Topo

"Meu sonho era tanto que Deus mandou logo quatro", diz mãe solo de gêmeos

Luciane com seus quadrigêmeos - Reprodução/Instagram
Luciane com seus quadrigêmeos Imagem: Reprodução/Instagram

Juliana Simon

Do UOL

15/11/2017 04h00

Desde muito cedo, Luciane Carvalho tinha certeza que queria ser mãe. Hoje, aos 37 anos, a administradora gaúcha está realizada com seus quadrigêmeos Antonella, Nicolas, Valentina e Sofia, frutos de uma produção independente.

Veja também

"Já morei junto porém por pouco tempo, mas devido à dificuldade de encontrar algum relacionamento saudável para construir uma família, optei por tê-los sozinha", conta em entrevista ao UOL. A decisão não foi sem muita pesquisa e estudo. “Planejei por 5 anos para me preparar emocional e psicologicamente para esta decisão”, diz.

Luciane Carvalho, mãe solo de quadrigêmeos  - Deise Carvalho Fotografia - Deise Carvalho Fotografia
Imagem: Deise Carvalho Fotografia
Segundo Luciane, seu prazo limite era em 2019, quando estará com 39 anos. Porém, o diagnóstico de uma doença grave em seu pai a fez antecipar os planos para que seu João pudesse compartilhar a experiência.

"Meu pai sempre foi muito sensível, amoroso e amigo. Sempre me apoiou nas minhas decisões", conta Luciane. Duas semanas depois do nascimento das crianças, seu João morreu vítima de mielodisplasia (pré leucemia aguda).

Quatro vezes surpresa

"Estava planejada para ter dois filhos. Um de cada vez para facilitar a criação. Decidi pela inseminação do primeiro bebê e adoção do segundo. Mas meu sonho de ser mãe era tanto que Deus me mandou logo quatro de uma vez", diz.

Luciane e seu pai, João, já na maternidade à espera dos gêmeos - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
Luciane conta que na primeira ecografia, o médico disse que era trigêmeos. E foi na segunda eco que foi visto o quarto saco gestacional. "Passei dois dias em choque sem querer falar sobre o assunto. Medo de não dar conta, de como teria condições financeiras e físicas para criar quatro", conta.

O apoio de seu pai e de toda a família deu mais coragem à gestante. “Quando decidi pela produção independente meu pai foi o que mais me apoiou. Ele sabia o tamanho do sonho que eu tinha de ser mãe”.

Em 29 de agosto nascia o quarteto: Nicolas, com 1,635kg, Antonella - que nasceu empelicada, ou seja, ainda dentro do saco amniótico -, 1,940kg, Sofia com 1,580kg e Valentina, com 1,395kg.

"O parto foi muito emocionante e incrível. Os momentos mais marcantes foram quando ouvi o primeiro chorinho e depois quando a Antonella nasceu", relembra Luciane.

Os quadrigêmeos de Luciane Carvalho - Daiane Vasconcellos Fotografia - Daiane Vasconcellos Fotografia
Imagem: Daiane Vasconcellos Fotografia

Rotina de correria e apoio

Quando se descobriu grávida de quadrigêmeos, Luciane começou a compartilhar sua história através de blog, Facebook e pelo Instagram @ 4vidasnaminhavida.

Luciane durante a gestação - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook
Os cuidados com os pequenos consomem tempo e cuidados específicos. "Trouxe a rotina da UTI de amamentar de três em três horas e hoje eles já começam a dormi por mais tempo", diz. Entre trocar a fralda, dar de mamar, dar a fórmula, botar para arrotar e colocar no berço em um, já é hora de ir para outro.

Felizmente, ajuda não falta. "Tive a ideia de criar uma rede de apoio no Whats com amigos e familiares. Quando eu preciso, aciono alguém", diz.

Sobre o futuro, os desejos de Luciane não são diferentes de qualquer mãe coruja. "Espero dar uma boa educação e vê-los crescendo com saúde de alegres. Quero uma grande família, com muito agito. Meu futuro é totalmente para eles", conclui.