Topo

Fotógrafo inspira ao fazer retratos íntimos da mulher amamentando o filho

O francês Vincent Ferrane registrou a relação que sua mulher e seu filho desenvolveram com a amamentação - Reprodução/Instagram
O francês Vincent Ferrane registrou a relação que sua mulher e seu filho desenvolveram com a amamentação Imagem: Reprodução/Instagram

do UOL, em São Paulo

18/01/2018 13h11

Fotógrafo profissional com retratos de celebridades como Adam Driver e Lorde no currículo, o francês Vincent Ferrane estava acostumado a registrar seu cotidiano ao lado da mulher.

Com o nascimento do filho, ele se viu testemunhando momentos de intimidade profunda entre ela e o bebê — e decidiu documentar a força deste momento em uma série fotográfica que acaba de virar livro.

Veja também

O trabalho, batizado de "Milky Way" ("Via Láctea", em tradução livre), se concentra nos primeiros meses de vida da criança e tem paleta de cores inspirada pelo leite. "Eu tentei deixar que a estética do ato de alimentar, que impõe uma certa geometria aos corpos e aos espaços que eles ocupam. Em outras palavras, minha parceira, eu e nosso bebê tivemos que aprender uns com os outros no começo", explicou ao fotógrafo ao site "Refinery29".

"O jeito com que estes corpos se aproximam é determinado pela comida e eles se expressam apenas através de gestos e postura. Eu tentei compor estas imagens focando em pequenos ajustes. O jeito com que minha mulher estava sentada, segurando e dando seu peito para o bebê, ou o jeito com que o bebê agarrava o peito e parecia se fundir com sua mãe", disse.

Para ele, o importante era focar nesta coreografia entre mãe e filho e na atmosfera daquela relação — não no relato da rotina dos dois retratados. O que, segundo Vincent, não significava necessariamente romantizar a amamentação. É possível ver nas imagens os momentos de cansaço da mãe e a parafernália que ela usa para auxiliá-la ao alimentar o filho.

O fotógrafo acredita que as fotos são o jeito com que ele pode expressar seu amor pela mulher e filho, sem tentar interferir na intimidade entre os dois. "Ter um bebê é uma pequena revolução na vida dos pais e estes momentos passam muito rápido. Fotografá-los é um jeito de aproveitá-los um pouco mais", concluiu à publicação.

"Milky Way" pode ser encontrado no site  vincentferrane.com.