Gravidez e filhos

Você faz comparações entre seus filhos?

Thinkstock
imagem: Thinkstock

Pais deveriam esquecer a mania de comparar os filhos, já que cada criança tem sua personalidade. Será que você faz isso? Responda ao teste desenvolvido com consultoria da psicóloga e psicopedagoga Ana Cássia Maturano e avalie-se.

  • Thinkstock
    [[pts]] de 90 pontos

    Tudo igual

    Você ama seus filhos e os trata com respeito e de forma igual. Não importa se um é melhor do que o outro em alguma atividade ou se as notas de um são melhore do que a do irmão. Os dois têm seus méritos e cabe a você não fazer diferença ou instigar a relação entre eles.

  • Thinkstock
    [[pts]] de 90 pontos

    Cuidado com deslizes

    Embora muitas vezes você eduque os filhos de forma igual, há momentos em que perde o controle e enaltece mais um do que o outro. Tenha cuidado com isso. Não é porque um ganhou medalha de ouro na natação, enquanto o outro ficou com prata, que ele não tenha se esforçado o suficiente. Afinal, um só poderia ficar com o primeiro lugar.

  • Thinkstock
    [[pts]] de 90 pontos

    Relação doentia

    Só você ainda não notou que prefere um filho ao outro. Até mesmo as crianças já perceberam isso e querem chamar a sua atenção. É bem provável que eles briguem entre si, só para receber os maiores elogios dos pais. Tente reverter o quadro.

  • Thinkstock
    [[pts]] de 90 pontos

    Alerta vermelho

    Você está sendo nocivo aos seus filhos. Não é instigando ou fazendo comparações entre eles que irá educa-los melhor. Pelo contrário. Assim, está criando inimizade entre os irmãos e causando constrangimento público ao fazer comparações perante outras pessoas. Talvez esteja na hora de buscar ajuda profissional.

Topo