Horóscopo

Para todos os gostos: descubra como agradar o paladar de cada signo

Getty Images
Os signos dizem muita coisa sobre o paladar. Descubra qual é o seu imagem: Getty Images

Mayara Neves

Colaboração para o UOL, em São Paulo

Além dos traços de personalidade, cada signo tem também seus diferenciais quando o assunto é comida. Tanto à frente do fogão quanto sentado à mesa, cada um tem suas preferências e estilos. Quem revelou esses segredos ao UOL foi Débora Gregorino, astróloga do Oráculos Web.

Descubra como agradar o paladar de cada signo

  • Áries

    O ariano é amante das carnes, especialmente as vermelhas, ainda mais se estiverem grelhadas. Os sabores intensos, picantes e salgados são os mais atraentes para ele. Temperos mais fortes, como pimentas variadas, mostardas, cebola e alho não podem faltar. A ansiedade, tão comum aos nativos desse signo, também se manifesta na hora de cozinhar. Não gosta de gastar horas preparando uma receita elaborada. Ele tem pressa e, por isso, busca sempre opções práticas e que, de preferência, usem apenas uma panela. Quer ver um ariano feliz? Convide-o para um churrasco e sirva uma suculenta picanha mal passada.

  • Touro

    Dificilmente, o taurino recusa comida. A gula é própria deste signo, que ama os prazeres da boa mesa. Touro come de tudo com muito gosto e tem o paladar muito apurado. Está sempre aberto a experimentar coisas novas, mas os seus sempre prediletos são pães, tortas e massas. Não costuma apreciar sabores mais ácidos. Se um taurino a convidar para jantar, prepare-se para algo especial e inesquecível. O mesmo prazer que ele sente degustando, ele costuma sentir ao cozinhar. Não é raro encontrar chefs deste signo. Geralmente, sua cozinha é equipada e a despensa está sempre muito bem abastecida. E é bem provável que ele colecione temperos e que tenha, no mínimo, uma horta de ervas frescas. Uma sugestão de prato certeira é o espaguete à carbonara, acompanhado de um mousse de sabor exótico para a sobremesa.

  • Gêmeos

    Batata-frita com sorvete? Pode ter certeza que foi um geminiano que experimentou primeiro. As combinações mais improváveis são as que mais atraem os filhos de Mercúrio, mesmo as mais bizarras. Gêmeos prefere "beliscar" a fazer uma refeição completa. Sementes, nozes e frutos secos, em geral, nunca faltam sua em casa. Às vezes, prefere uma salada bem fresca. Em outros momentos, um bom fast food. Cozinhar para que, se ele pode pedir delivery ou ir até o food truck mais próximo? Em casa, só se for no micro-ondas. Pizza sempre é uma boa pedida para o geminiano.

  • Câncer

    Dentre todas as comidas do mundo, nada se compara à comida de mãe. O canceriano come memórias. Tem paladar infantil. Comidas delicadas, como sopas, purês e saladas fazem bem ao sensível nativo deste signo. Cogumelos e alimentos ricos em água também. Já os derivados de leite, que ele tanto aprecia, costumam não ser bem aceitos pelo seu organismo. Enquanto peixes e crustáceos entram no time dos benvindos. Seu humor oscilante influencia muito a forma como ele se relaciona com a comida. Em geral, quando se sente carente ou triste, tende a exagerar nos doces, que são sua predileção. Câncer possui um talento nato para a arte culinária. Sente prazer em preparar saborosas e elaboradas refeições para os seus queridos. Para o canceriano, cozinhar é uma forma de amar. Para agradá-lo, descubra a receita secreta do tempero da mãe dele e sirva pudim de leite condensado de sobremesa.

  • Leão

    Assim como Áries e Sagitário, todos signos do fogo, o leonino gosta de comida bem temperada, principalmente as marinadas. Ele aprecia molhos condimentados e carnes de caça, especialmente as exóticas. Mel, frutas secas e vegetais de folhas escuras também agradam seu paladar. Leão só vai para cozinha em eventos especiais. Mas, quando vai, arrasa. É sofisticado, perfeccionista e sempre surpreende seus convidados. Só usa ingredientes de alta qualidade. Mesmo assim, ainda prefere uma grande mesa em um restaurante cinco estrelas, rodeado de amigos. Afinal, comer também é um ato social. E, provavelmente, ele fará questão de pagar a conta sozinho. Prato certeiro: carne de javali harmonizada com um bom vinho.

  • Virgem

    O virginiano se preocupa com a saúde na hora de escolher o que comer e costuma praticar com regularidade dietas de desintoxicação. É adepto da alimentação saudável, de preferência vegetariana e orgânica, com pouco sal, mas nem por isso sem sabor. Tem o estômago delicado e aprecia frutas, raízes e grãos, assim como alimentos à base de trigo e cevada e vegetais e legumes crus. Virgem é o signo do perfeccionismo, do detalhe, e isso também se nota em seu paladar. É simples, mas muito requintado ao mesmo tempo. Sua cozinha nunca está suja ou bagunçada. Ele lava a louça antes mesmo de acabar de preparar a refeição. O preparo dos alimentos é técnico e minunciosamente organizado. É especialista em pré-preparo! Quibe de abóbora e cerveja artesanal são uma boa aposta.

  • Libra

    O nativo deste signo é do tipo que "come com os olhos". O prato precisa ser harmonioso e bonito, assim como o ambiente. Prefere os sabores mais suaves e equilibrados, mas, em alguns momentos, o agridoce lhe agrada também. Carnes brancas e todos os tipos de saladas, com molhos variados, estão na sua lista de preferidos. Ama os doces, mas, na maior parte das vezes, se priva deles para manter a boa forma. Petiscos são sempre uma boa pedida, pois comer também é um evento social para ele. Companhia, então, é fundamental. A cozinha do libriano é bonita, moderna e bem decorada, mas pouco usada no cotidiano, já que ele prefere reunir os amigos em um bar ou convidar seu amor para jantar no novo restaurante da moda. Tapas variadas e bons drinques o fazem suspirar.

  • Escorpião

    Ele ama os sabores intensos, picantes e amargos. Suas preferências navegam entre carne vermelha crua, em forma de tartar ou carpaccio, cogumelos de sabor intenso e iguarias raras, como trufas que crescem sob a terra ou enguias. Os queijos não costumam ser bem digeridos por ele, mesmo assim, não resiste às versões mais apimentadas e marcantes, como parmesão e ricota defumada. Prefere bebidas fortes, como tequila ou mescal, e, assim como o canceriano e o pisciano, tem emoções oscilantes e isso é visível na maneira como se alimenta. É radical e pode viver períodos de orgias gastronômicas, seguidos de duro ascese. Na cozinha, faz magia e enfeitiça os convidados. Tem o dom da alquimia, que é percebido em pratos que combinam grande variedade de especiarias e ervas. Seduza-o com um bom carpaccio acompanhado de um molho exótico e picante, mas sem contar a ele os ingredientes secretos.

  • Sagitário

    O sagitariano expressa toda a sua atração por aventuras no seu paladar. Nada o satisfaz mais que um prato exótico e étnico. De preferência, com algum ingrediente que ele nunca tenha ouvido falar. Está sempre aberto a experimentar algo novo, mas também é fiel quando encontra restaurantes e receitas que lhe agradam. É exigente, exagerado e não poupa seus recursos na hora de comer. Vive períodos de excessos, seguidos de outros em que se dedica a intensos cuidados com o corpo e a saúde, realizando as mais variadas dietas. Pela manhã, dá preferência para frutas frescas. Assim como Áries e Leão, Sagitário não é muito adepto de cozinhar, prefere que façam por ele. Mas, mesmo praticando pouco, tem noções básicas de culinária, ingredientes especiais na despensa e consegue sempre adicionar uma pitada de surpresa. Os curries indianos fazem sucesso com ele.

  • Capricórnio

    O capricorniano tem o tal do "estômago de avestruz". Aceita de bom grado o que lhe oferecem e jamais recusa um "boca-livre". A fama de pão-duro do signo não é à toa. O filho de Saturno come até comida vencida, porque nada pode ser desperdiçado, como aquela quentinha que ele trouxe do restaurante na semana passada e ficou esquecida na geladeira. É amante dos doces e do sabor amargo, em especial o chocolate amargo. Amendoins salgados, espinafre e raízes estão na sua lista de preferências. Aprecia diversos tipos de chás e bebidas quentes. Valoriza as receitas tradicionais, assim como as de preparo mais elaborado e demorado. Na cozinha, o capricorniano só faz o necessário para a sua própria sobrevivência. Não é amante da arte, mas dá muito valor a quem é. Ele adora ser convidado e retribui com muitos elogios. Um assado especial com batatas é algo que o capricorniano aprecia muito.

  • Aquário

    Uma porção de pílulas de astronauta. Essa seria a escolha do aquariano, se fosse possível. Ele não tem tempo a perder, tampouco grande interesse por comida. Come pouco. Pode se tornar vegetariano por ideologia. Os grãos, vegetais e raízes apresentados de forma exótica e em pequenas porções costumam agradá-lo, assim como as sobremesas frias. Na cozinha, o micro-ondas pode ser um bom aliado. O aquariano é bom em improvisar uma refeição com o que tiver sobrando na geladeira, mas sempre optará por ter comida pronta congelada. Uma sopa cremosa e fria, com um toque de gengibre, pode surpreendê-lo.

  • Peixes

    Os alimentos que mais favorecem o organismo do sensível pisciano são os frutos do mar, que ele tanto aprecia, assim como as frutas e vegetais ricos em água e os cogumelos. No entanto, os doces e as massas são irresistíveis para ele. A sobremesa é mais importante que o prato principal. Peixes, assim como Câncer e Escorpião, come de acordo com o humor. Quando está em baixa emocionalmente, tende a ser um bocado autodestrutivo e isso se manifesta na alimentação. Nesse momento, frituras, salgadinhos industrializados, sorvetes e açúcar nas suas variadas formas têm vez na dieta do pisciano. Para o nativo deste signo, cozinhar é uma terapia. A sua criatividade se manifesta livremente e ele adora experimentar novas formas de fazer as receitas tradicionais. Nem sempre o resultado fica agradável, mas, quando ele acerta, é sempre sensacional. Para fazê-lo feliz: banana split e batata frita, nessa ordem.

Topo