Horóscopo

Místico acredita que dia 21 marca o início de uma nova fase da humanidade

Arte UOL / Júlia Bax
"Podemos entender esse momento como um trânsito do medo para a confiança", afirma o guru Prem Baba imagem: Arte UOL / Júlia Bax

Bárbara Stefanelli

Do UOL, em São Paulo

Enquanto uns são fatalistas em relação ao fim do mundo, previsto para esta sexta-feira (21), outros acreditam que significativas mudanças para o bem vão acontecer na Terra. Para os otimistas, essa nova fase promoverá alterações na forma em que a raça humana se relaciona com o ambiente, além de profundas transformações mentais e espirituais nos homens.  

O guru brasileiro Prem Baba é um dos místicos que tentam tranquilizar as pessoas sobre o assunto que anda tirando o sono de muita gente. “Para mim, o dia 21 representa um marco na evolução da humanidade, o início de uma nova fase. Tenho falado bastante a respeito do ‘Parivartan’, um nome em sânscrito para a grande transformação planetária que está em curso." E afirma: "Podemos entender esse momento como um trânsito do medo para a confiança, do ódio para o amor ou ainda do egoísmo para o autêntico altruísmo”.

Mais cética, a astróloga Barbara Abramo não acredita em fim do mundo nem em grandes mudanças. No entanto, astrologicamente, ela vê algumas alterações importantes, já que os antigos maias diziam que, em dezembro de 2012, um ciclo muito longo e importante terminaria.

“Na astrologia ocidental, não haverá o fim do mundo em 2012. Mas é importante notar que toda astrologia, inclusive a maia, é baseada em ciclos longos e ciclos curtos. Sob o prisma do estudo dos ciclos, estamos passando por um momento de grande desbalanço e renovação”, explica.

Na astrologia, esses ciclos são representados pela quadratura de Urano e Plutão, fim do trígono de Saturno e Júpiter e eclipses megapoderosas que ocorreram em setembro e novembro e, por último, a de dezembro. “Ou seja, do ponto de vista da astrologia, há sinais de que, desde 2010, estamos atravessando uma fase de crise mundial que tende a se agudizar progressivamente a partir de maio de 2012 e se estende até fins de 2015.” Depois disso, podemos pensar em uma acomodação realmente nova do quadro atual, diz Barbara.

Nova era
Na década de 60, com a chegada da Era de Aquário, houve a revolução sexual, conforme lembra Prem Baba. “Também falavam em uma data --4 de fevereiro de 1962-- que marcaria o início de uma nova época. E o que aconteceu nesta fase? Foi quando se iniciou a revolução sexual, o movimento feminista e uma série de outros movimentos sociais que propiciaram a liberdade de expressão que comungamos hoje.”

Você acredita que o fim do mundo será em 21/12/2012?

Resultado parcial

Total de votos
Total de votos

Para o mestre espiritual, algo similar está acontecendo no momento, só que agora é esperada uma mudança espiritual ("um tempo que exigirá uma afinação maior com a verdade e o amor"). “Seres divinos vêm trabalhando com afinco para nos auxiliar a ancorar uma nova consciência. Essa transformação acontece gradativamente. Porém, o dia 21 marcará o início do ápice do processo.”

Segundo Prem Baba, a frequência de "luz divina" no planeta Terra está aumentando e, consequentemente, criando um novo estado mental. E é por isso que ele acredita que, no momento, a humanidade anda por uma fase conturbada. “Quando abrimos a janela de um quarto que estava fechado por muito tempo, a luz entra e, com a claridade, notamos que o quarto estava sujo e desarrumado. Coisas que, antes passavam despercebidas ou que tentávamos fingir que não existiam, agora aparecem na nossa frente com destaque”, exemplifica.

O que fazer no dia 21?
Segundo a astróloga Barbara, a sexta (21) marca o início do verão no hemisfério Sul, a entrada do Sol em Capricórnio e nada de mais especial. Prem Baba também não acredita que o mundo vá acabar. “Essa data no calendário maia é apenas um símbolo, já que o fenômeno é interno. É um convite para que o ser humano volte-se para dentro”, afirma o místico.

No entanto, o guru recomenda resguardo e concentração. “Quanto mais silêncio e recolhimento houver, mais facilmente poderemos absorver as influências. Sugiro que elevemos os pensamentos e sintonizemos nossas mentes com o amor e a paz. Aqueles que têm dificuldade de se silenciar, que possam, no mínimo, tirar uma folga de todo tipo de discórdia ou intriga, pois nesse dia o poder do pensamento será intensificado.”

Topo