Horóscopo

Céu de fevereiro de 2013: minguante lunar inicia fase de reflexão

Barbara Abramo

Do UOL, em São Paulo

Fevereiro começa sob impacto da recente Lua cheia em Leão, de fins de janeiro passado, signo de diversão e de fogo, que ocorreu na esteira da tragédia de Santa Maria e atraiu os olhares do mundo todo. A Lua cheia em Leão ativava assuntos internacionais --realmente, Lula e comitiva foram a Cuba em visita ao chefe de Estado venezuelano, enquanto personalidades diversas como a cantora Lady Gaga, Ban Ki-moon (secretário-geral da Organização das Nações Unidas) e o Papa Bento VI lamentavam publicamente a tragédia orquestrada pela incúria de muitos na pequena cidade universitária do sul do país.

Em 3 de fevereiro, a minguante lunar inicia a fase de reflexão e revisão dos últimos fatos e ocorrências no país. Posicionada estrategicamente sobre o mapa do Brasil, a mudança lunar indica uma chamada à consciência dos governantes –-e posiciona as armas de Marte para os altos escalões gerenciais dentro do governo federal. Vênus em Aquário anuncia a aspiração por paz e justiça do povo brasileiro, enquanto Marte em Peixes estimula os esportes náuticos e os empreendimentos econômicos ao longo da costa brasileira. Sem duvida, gás e petróleo ficam em destaque na primeira semana.

As boas novas e o alívio por um pouco de sensatez e justiça no país vêm de Saturno, que cobra o que é justo e certo dos governantes por todo o mês de fevereiro. No entanto, uma pessoa de popularidade política poderá sofrer um pouco devido às cobranças de Saturno, pelo menos até a terceira semana.

O Carnaval será uma festa boa, exceto em 10 e 11 e fevereiro, quando a Lua nova em Aquário e outros astros em posição tensa indicam perigos por água e ar. Que a insensatez e a imprudência fiquem longe dos carnavalescos, pois outra dose de tragédia e desgraça seria injusta com o coração brasileiro.

Júpiter em Gêmeos recebe alguns bons aspectos na segunda quinzena, representando uma chance de destaque e popularidade para partidos oposicionistas. Problemas como ocupação de terras, conflitos entre nativos brasileiros e autoridades burocráticas estarão ocupando os nossos dirigentes neste período.

Na última semana, com a cheia lunar e Netuno ativado, há indícios de maior incidência de epidemias e doenças transmitidas pela água --o que nos faz pensar imediatamente na dengue, mas não somente: toda a costa brasileira, o oceano e o que há nele, a vida marinha, os recursos naturais aproveitáveis pela economia e o comercio por água serão temas importantes em 2013 e surgem, já em fevereiro, indícios desta valorização econômica dos mares e das águas.

Em termos de clima geral, o pesar e a sobriedade imperam até 11 de fevereiro, com a salutar intervenção de Saturno no sentido de medidas exemplares para conter desmandos e irresponsabilidades em todos os campos da atividade humana.

Topo