Horóscopo

Signos opostos e complementares sentem atração imediata; veja pares famosos

Mayara Alves

Do UOL, em São Paulo

Sabe aquela pessoa que, logo que você conhece, já sente uma empatia natural e logo corre para as redes sociais para saber mais dela ou para perguntar aos amigos? Pois bem, essa atração inexplicável pode ser causada pelos astros, mais especificamente por conta dos signos opostos e complementares. Assim como na física, a teoria de que os opostos se atraem também é válida na astrologia e esses signos contrários costumam ser feitos um para o outro, pois se complementam em diversas áreas da vida.

Quem são os opostos
Segundo Rosana Ortiz, simbologista, astróloga e escritora, “a função dos pares de opostos é o equilíbrio. Tudo na natureza busca o ‘caminho do meio’, o ajuste, a adequação, a completude. O mesmo acontece com os signos”. Na astrologia, os doze signos são distribuídos em uma roda zodiacal com seis eixos, cada um com dois signos complementares e diametralmente opostos.

“Os opostos complementares são signos que estão em elementos que também se complementam: Ar e Fogo ou Terra e Água. O Ar alimenta o Fogo e expande; a Água molha a Terra e a deixa macia e fértil”, esclarece a astróloga. Veja só seis os pares opostos no mapa zodiacal:

Áries (Fogo) - Libra (Ar);

Touro (Terra) - Escorpião (Água);

Gêmeos (Ar) - Sagitário (Fogo);

Câncer (Água) - Capricórnio (Terra);

Leão (Fogo) - Aquário (Ar); e,

Virgem (Terra) - Peixes (Água).

Motivo da atração
“Creio que dificilmente sentimos atração pelo que é igual. Há um aprendizado e um estímulo bem maior quando encontramos pessoas que nos trazem algo diferente”, revela Rosana. Além do interesse, há um magnetismo nesses eixos que é difícil de se controlar. 

A intensidade da atração pode mudar de pessoa para pessoa, pois há muitos outros fatores astrológicos que podem influenciar, como o ascendente, o signo lunar, as casas zodiacais, etc. Mas uma coisa é fato: há sempre algum tipo de ligação entre pares de signos oposto.

Mas se o seu par não for do seu signo complementar, não se desespere. “Como a astrologia possui infinitas possibilidades de combinações, a atração pode existir também entre signos do mesmo elemento”, comenta a astróloga. As possibilidades do universo são infinitas.

Topo