Horóscopo

28º aniversário pode ser um dos mais turbulentos da sua vida; saiba por quê

Stefan/Arte UOL
Primeiro retorno de Saturno ocorre, normalmente, por volta dos 28 anos e se encerra aos 29; fase promove chamados da vida para crescimento em diversos setores imagem: Stefan/Arte UOL

Christina Queiroz

Do UOL, em São Paulo

Enquanto a Terra leva 365 dias para dar uma volta completa em torno do Sol, Saturno precisa de 29 anos para realizar o mesmo ciclo. Parece demorado, certo? Mas para Saturno, o senhor do tempo, não é e, a cada retorno, é como se o indivíduo estivesse completando apenas mais um ano de idade. Os retornos de Saturno no mapa natal, apesar de demorados para nós, são momentos poderosos, que trazem mudanças, desafios e, sobretudo, maturidade e profundo crescimento em todas áreas da vida.

“Em tese, o primeiro retorno se dá entre os 28 e 31 anos. Depende do ritmo de Saturno. Se ele estiver mais rápido, ocorre por volta dos 28; se mais lento, só lá pelos 31 anos”, explica a astróloga Barbara Abramo, que também é a autora das previsões diárias do jornal Folha de S. Paulo, assim como das previsões mensais do canal UOL Horóscopo. E continua: “O primeiro retorno de Saturno ocorre quando o planeta volta a mesma posição zodiacal que estava quando a pessoa nasceu. Seja isso aos 28, 29, 30 ou 31 anos, mas é sempre neste intervalo”.  
 
Como o fim de cada ciclo traz à tona questões relacionadas à maturidade, responsabilidade e estrutura, o primeiro retorno, que normalmente se encerra aos 29 anos, pode ser o mais sentido por todos, pois é quando o indivíduo é convidado a encarar a vida adulta de uma vez por todas. No entanto, para Barbara o fator determinante dos retornos de Saturno é a consciência, o “banho de realidade”. “Dependendo do mapa astral da pessoa, ela nem vai sentir dificuldade, mas, sim, uma urgência em tomar decisões importantes para estruturar a própria vida.”
 
Márcia Ferreira Silva, psicóloga, astróloga e diretora do Centro de Estudos de Astrologia Psicológica em Campinas (CEAP), também afirma que, a cada ciclo de Saturno, somos confrontados por questões da nossa realidade. "Fatalmente, a pessoa se sentirá com mais responsabilidades. E deverá se assumir não só profissionalmente como em outros níveis da vida”, explica.
 
Como diretriz geral, a astróloga conta que, durante o fechamento dos ciclos, as pessoas fazem avaliações positivas sobre sua existência, mas só quando trilharam um caminho com os pés no chão, assumindo as responsabilidades que a vida impôs. Por outro lado, se cultivaram apenas expectativas irrealistas e não conseguiram definir-se profissionalmente, os retornos de Saturno podem se apresentar acompanhados por sentimentos de fracasso, impotência e cobranças.
Primeiro retorno
Astrólogo e consultor empresarial desde 1989, Mauricio Bernis  também explica que cada ciclo Saturno inclui quatro períodos de sete anos que, da mesma forma que as fases lunares, podem apresentar características de retração ou expansão. No primeiro ciclo do planeta, que começa por volta dos 28 anos e termina por volta dos 29, os sete anos iniciais são marcados pela perda dos dentes de leite e pelo nascimento dos definitivos, além do início da alfabetização. 
 
“Também é uma idade em que várias coisas são consertadas: a criança pode ter de começar a usar óculos ou corrigir problemas ortopédicos”, detalha a astróloga Márcia Ferreira. Ela afirma que, com isso, a criança pode ficar meio desajeitada, sentindo-se feia ou inadequada e manifestando sintomas de timidez e insegurança. Sobre o mesmo período, Christina Bastos Tigre, astróloga e taróloga, explica que, pela primeira vez, a criança questiona a autoridade quase divina dos pais e, depois, a dos professores. “É uma época de muito conflito e de necessidade de auto-afirmação”, observa.
 
Segundo as astrólogas, aos 14 anos, começa uma etapa marcada pela formação do ego social e na qual podem aparecer os complexos de inferioridade com a aparência e o corpo. Já aos 21, começam os chamados da fase adulta e a pessoa é testada socialmente pela primeira vez, em relação a sua qualificação e capacidade. “Quando o indivíduo atinge entre 28 e 30 anos, ocorre o primeiro retorno de Saturno em seu mapa natal e essa fase é caracterizada por diversos tipos de cobrança”, detalha Márcia. Com isso, se a pessoa ainda não deixou a casa dos pais, começa a se cobrar; se ainda não casou e constituiu família ou está perdida na vida profissional, também pode sentir-se angustiada. Já aqueles que estão encaminhados em uma profissão, podem fazer redirecionamentos na carreira ou, em uma perspectiva otimista, colher as primeiras realizações.
 
Como característica geral do primeiro ciclo de Saturno, a astróloga Christina Bastos aponta a necessidade de se desenvolver a personalidade adulta. E, por isso, dependendo do nível de maturidade alcançado pela pessoa, esse pode ser o mais duro dos ciclos. “O primeiro retorno inaugura uma etapa, na qual o aspecto profissional adquire papel preponderante. É um período de muitas alterações e reformulações, conhecido como crise dos 30”, afirma. De acordo com ela, quem passa por essa etapa tem a percepção aguda de que alguma coisa terminou. “A profissão pode se tornar um problema sério e os que estão insatisfeitos com ela passam por um período difícil e cheio de questionamentos. Dessa maneira, em muitos casos, esse retorno de Saturno indica mudanças radicais em relação à carreira”, explica Christina.
 
Segundo retorno 
Quando se atinge 35 a 37 anos, durante os primeiros sete anos do segundo ciclo, se inicia uma fase que merece atenção redobrada no que diz respeito à carreira profissional já que, conforme Márcia, qualquer desinvestimento na profissão trará consequências futuras. “Também é a fase das cobranças com paternidade e maternidade, para quem ainda não teve filhos”, comenta a astróloga.
 
Aos 42 a 44 anos, Márcia acredita que as pessoas bem-estruturadas tendem a colher os frutos de suas ações. Por outro lado, se houve imaturidade e irresponsabilidade e o indivíduo não conseguiu construir algo sólido, pode passar a necessitar de mais estrutura. “Essa época coincide com os ciclos de Urano e Netuno e, às vezes, com o de Plutão. Muita gente se separa nessa idade, ou faz mudanças radicais na profissão”, diz Christina.
 
Já aos 49 a 51 anos, as pessoas costumam sentir o peso da idade e também que a primeira fase da vida ficou definitivamente para trás. “Surgem questões de saúde envolvendo a menopausa para as mulheres e andropausa para os homens, além de problemas relativos à perda de vitalidade”, comenta Márcia.
 
Aos 56 a 58 anos, no final do segundo ciclo, quando novamente Saturno retorna ao ponto inicial, muitas pessoas se livram de responsabilidades e conseguem viver um período de recompensas. “No entanto, conforme a trajetória individual, esse momento pode ser angustiante, com o sentimento de que se desperdiçou a vida”, explica a astróloga do CEAP.
 
Na mesma linha de Márcia, Christina acredita que o segundo retorno de Saturno é o marco de uma nova etapa da vida. “Começa a fase da sabedoria", acredita a astróloga. Conforme a especialista, também é a hora em que muitos iniciam uma nova atividade, geralmente algo que sempre desejaram fazer, mas nunca tiveram oportunidade. “Na Índia, é comum as pessoas se desfazerem de seus bens, nesse período, para se voltarem mais à espiritualidade”, observa Christina, que viveu durante dois anos no país.
 
Segundo ela, esse ciclo de Saturno é, portanto, a fase das grandes realizações, de maneira que muitos concretizam, ao longo dele, algum projeto para o qual trabalharam durante muitos anos. A astróloga comenta, no entanto, que em uma sociedade em que se glorifica à juventude, o segundo retorno de Saturno pode ser um período difícil, se a pessoa não aceitar a natureza do tempo. “Dessa forma, os que possuem alguma orientação espiritual e já se desligaram um pouco da vida material passam melhor por ela”, opina.

Para Barbara Abramo, também não se pode dizer que o primeiro retorno é mais complicado que o segundo, que vai acontecer na maturidade, porque, "neste último caso, podem ocorrer separações dolorosas, doenças, perdas, enfim, todo corolário de eventos associados a Saturno".
Terceiro retorno
Por fim, o terceiro ciclo, que começa após os 58 anos e termina por volta dos 84, ainda precisa ser melhor estudado, na avaliação do astrólogo Patrício Casco, na medida em que a longevidade é uma tendência relativamente nova na sociedade. Atualmente, com os avanços da medicina, o mais comum (e desejado) é que Saturno complete três ciclos, quando a pessoa completa 84 anos.
 
Casco conta que, nos últimos tempos, tem atendido muitas pessoas com mais de 80 anos. Para ele, os indivíduos que chegam até essa idade conseguiram manter vivos e ativos seus princípios emocionais e mentais. “Se Saturno completa três ciclos na existência individual, significa que, pelo menos, a pessoa teve saúde”, conclui. No entanto, a saúde pode ser apenas um reflexo do bem-estar mental.
Topo