Topo

Horóscopo

Mercúrio retrógrado: veja como usar este período a seu favor

Confira como tirar bom proveito do Mercúrio retrógrado - Getty Images
Confira como tirar bom proveito do Mercúrio retrógrado Imagem: Getty Images

Barbara Abramo

Especial para o UOL

05/12/2017 16h10

A fama que ele tem é péssima, e quando acontece, muita gente fica esperando o pior. Mas será mesmo que Mercúrio retrógrado só anuncia problemas? 

Sempre é bom reforçar: evite começar algo novo quando Mercúrio está retrógrado porque a ideia pode não vingar e sua realização concreta ficar muito atrapalhada. No entanto, este pode ser um período incrivelmente enriquecedor para retomar, rever, reaproveitar e reanalisar algo!

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

Abaixo confira algumas dicas espertas pra enfrentar estes períodos com bom humor, criatividade e espírito esportivo:

Veja também

O que é um planeta retrógrado?

Todo ano Mercúrio retrograda. Não é algo que acontece apenas uma vez. Todos os planetas do sistema solar parecem retrogradar. Sim, parecem.

De vez em quando, cada um dos planetas mudam de direção, dando a impressão de que estão andando para trás — para quem está aqui na Terra. Nenhum planeta anda, de fato, para trás. Então, ao invés do movimento direto (quando os planetas se movem na mesma direção que o Sol e a Lua), eles seguem na direção oposta, o que configura o movimento retrógrado. Quando um astro está mais próximo da Terra, temos esta impressão.

Para a astrologia o importante é o que parece, do ponto de vista da Terra, e o que um astro simboliza. A astrologia não estuda os aspectos físicos dos astros, mas sim os simbólicos. Temos já duas dicas importantes: se o astro está mais próximo da Terra, quer dizer que a qualidade que ele representa, ou espelha, está em destaque para nós. E, por estar mais próximo, ele parece andar para trás. 

Esse movimento retrógrado significa trazer do passado, recuperar algo esquecido, perdido, deixado de lado, mal resolvido, etc. 

O que Mercúrio representa?

O planeta Mercúrio representa o antigo Hermes, mensageiro dos deuses. Hermes é o deus da esperteza, dos meios de comunicação em geral.

Então, o movimento dele se relaciona com a comunicação e seus meios; a mente prática, os estudos e os estudantes (mestres são representados por Júpiter); as relações entre estados e países (fronteiras são representadas por Saturno); médicos, diagnósticos e as análises clínicas; todo e qualquer tipo de trabalho mecânico, manual e de catalogação. No corpo humano, ele influencia extremidades: mãos, dedos, braços, etc. Tudo aquilo que serve de intermediário entre seres e acontecimentos é relativo a Mercúrio.

Alguns problemas e exemplos do que esperar com Mercúrio retrógrado? As comunicações de modo geral pedem mais cuidado, atenção e paciência para quem nenhuma das partes fique com dúvidas. Passagens, passaportes, e-mails, tudo precisa ser confirmado várias vezes — em termos de prazos, de protocolos entregues etc.

Se você começou um namoro quando Mercúrio estava retrógrado, sinal de que a pessoa não está contando toda a verdade sobre suas intenções. Você terá de esperar até Mercúrio andar direto, para saber exatamente qual a disposição real do pretendente. Contratos, consultas, exames e diagnósticos médicos podem estar errados, extraviados, perdidos se feitos, pela primeira vez, quando Mercúrio está retrógrado, mas apontam novas descobertas se são repetidos quando o astro está nessa posição!

Mercúrio retrógrado passou a fazer parte dos pesadelos de muita gente que considera isso somente péssimo. Mas não é bem assim, como tudo nesta vida, sempre há dois lados.

Como você pode aproveitar Mercúrio retrógrado?

  1. Você pode reatar o contato com um amigo ou uma paquera antiga, alguém de quem você não ouvia falar há tempos; em qualquer dos casos, o encontro servirá para resolver ou esclarecer pendências antigas. Já soube de namoros reatados também, depois de um desses “encontros de sondagem”. Se havia algo misterioso no distanciamento passado, é a chance de esclarecer tudo
  2. Na mesma linha do mencionado acima, Mercúrio traz esclarecimentos sobre mal-entendidos e equívocos de todo tipo e com todas as pessoas possíveis: do ex-namorado ao marido, passando por aquele sobrinho ou prima, até o chefe; trabalhe firme nisso e sua relação com essas pessoas será muito mais bacana
  3. Se um desentendimento se originou no passado e você está a fim de resolver a parada, Mercúrio retrógrado é a melhor pedida também; neste caso, é Mercúrio #tragoverdades
  4. Objetos que julgava perdidos são encontrados – muitas vezes nos lugares menos prováveis; pode ser algo que você deu como perdido, roubado ou esquecido na casa de alguém há meses, anos, e eis que de repente, lá está ele – apenas estava longe de seus olhos até então
  5. Fofocas, gente mal-intencionada, diagnósticos médicos errados, objetos meio quebrados, tudo que andava "meia boca" finalmente quebra, ou mostra a verdadeira face. Prepare-se para algumas desilusões, aliás
  6. Sabe aquele sonho, aquele projeto, ou uma ideia que você largou de mão, esqueceu de continuar etc.? Eis a sua chance de retomá-lo com força total! Seja o que for, a época é ótima pra rever tudo isso, aprimorando e aperfeiçoando sua ideia
  7. Chefes, políticos, autoridades começam a explicar que ‘não era bem isso’, ou ‘não era bem assim’ que pensavam em fazer, gerenciar, executar ou administrar. A pessoa realmente pensa duas vezes e enxerga afoiteza e erro em declarações impulsivas que fez no passado. E aí, tem chance de corrigir
  8. Ótima ocasião pra deixar a mesa do escritório limpa: arrumações, finalização de tarefas pendentes, reavaliação de relatórios ou diagnósticos etc., são incrivelmente bem-feitas neste período. Você irá encontrar pontos cegos, e poderá refazer muito melhor o que está aguardando solução há tempos; reuniões apressadas, anteriormente, impediram de avaliar corretamente um problema ou uma questão? Vá em frente e descobrirá onde esteve errando.

Considerando que Mercúrio retrograda algumas vezes no ano, você terá chance de testar pra valer tudo o que foi explicado acima e verificar como ficou sua vida depois disso!

Mercúrio retrógrado: datas

Prepare-se para as próximas vezes em que Mercúrio estará retrógrado — além do período atual, que vai de 3 a 22/12/2017.

Em 2018, Mercúrio retrogradará de 22/3 a 15/4 em Áries, entre 25/7 e 18/8 em Leão, e, finalmente, entre 16/11 e 6/12, começando em Sagitário e retroagindo até Escorpião.

Horóscopo