Desfiles

topo

Primeiro dia da Semana de Moda de Nova York é marcado por polêmicas

Uma jovem indiana de 19 anos desfigurada com ácido foi a estrela do primeiro dia da Semana de Moda em Nova York, nesta quinta-feira (8), marcado pela polêmica gerada com o desfile de Kanye West.

Convidada inesperadamente para o glamoroso evento, Reshma Qureshi foi atingida com ácido em 2014 por seu cunhado, que a culpava por sua irmã tê-lo deixado. Qureshi desfilou pelo coletivo de jovens criadores italianos FTL Moda, que tem sido muito comentado nas últimas temporadas - mais por suas escolhas de modelos do que por suas roupas.

Há um ano, a marca convidou para o desfile a jovem australiana com síndrome de Down Madeline Stuart, e a vendedora de automóveis de Nova Jersey Rebekah Marine, nascida sem um dos braços.

O primeiro dia oficial da Fashion Week já havia tomado um tom militante após o desfile de Johny Dar. O artista apresentou sua coleção chamada de "Jeans para os Refugiados", com 100 jeans doados por diversas celebridades e decorados por ele. O lucro será revertido para a ONG Comitê Internacional de Resgate (IRC).

Decepção
Outro momento que chamou a atenção do mundo da moda, mas por um motivo diferente, foi o desfile da marca de Kanye West, Yeezy, feito em parceria com a Adidas e organizado ao ar livre em uma ilha situada entre Manhattan e o Queens.

As críticas se multiplicaram nas redes sociais a respeito do tratamento dado às modelos do desfile, que, segundo Stella Bugbee, responsável editorial do site de moda The Cut, era "uma sessão de tortura".

Dezenas de jovens tiveram de esperar durante horas debaixo de sol sem poder se mexer. Uma delas desmaiou. Além disso, os sapatos foram outro obstáculo com seus imensos saltos que dificultavam o andar, fazendo uma das modelos cair.

Apesar das polêmicas situações e da interminável espera do público, o artista "provavelmente será recompensado com uma ampla cobertura e inclusive com aplausos por uma coleção que foi, no mínimo, previsível", indignou-se Jessica Iredale, do site Women's Wear Daily.