UOL Estilo UOL Estilo
Ana Ottoni/Folha Imagem
O estilista Lorenzo Merlino
Lorenzo Merlino
Da redação
A história de Lorenzo Merlino segue a cartilha de grande parte dos estilistas brasileiros que surgiram nos anos 90. Estudou moda na Faculdade Santa Marcelina, de onde saiu formado em 1994. Um ano depois, fez o primeiro desfile individual, no Hotel Hilton, em São Paulo.

Em seguida, partiu para se especializar na França. Lá, foi convidado a fazer um estágio com a diretora do Instituto Berçot, de Paris, Marie Rucki.

De volta ao Brasil, lançou a marca que leva o próprio nome, em sociedade com Marcelo Barbosa, e ingressou no circuito dos desfiles. Foi um dos oito jovens estilistas que criaram a Semana de Moda - Casa de Criadores, em São Paulo.

Merlino faz uma moda prêt-à-porter feminina que mistura vários estilos. Ao contrário das coleções temáticas, o estilista costuma criar a partir de inspirações diversas.

Em 2000, o estilista foi o único brasileiro a integrar o time de oito jovens estilistas que participaram de um desfile paralelo à Semana de Moda - 7th on Sixth,de Nova York, mostrando uma coleção de maiôs assimétricos. O evento, chamado "Os Modernistas", foi patrocinado pela empresa Tencel.

No quesito carreira internacional destaca-se ainda o fato de Merlino ser representado em um showroom de Paris. Consta que Madonna arrematou um vestido criado pelo brasileiro, de malha azul marinho com um detalhe plissado na manga. Revistas como The Face, I-D, Elle francesa e L'Officiel já usaram roupas do estilista em editorias de moda.

Merlino estreou no São Paulo Fashion Week na edição de lançamento das coleções de verão 2002-2003. Um ano depois, apresentou a coleção dentro da Pinacoteca do Estado de São Paulo. A oportunidade surgiu depois de ter desenvolvido os uniformes dos funcionários do museu em parceria com a marca C&A.

Além da C&A, o estilista esteve envolvido em outros trabalhos junto a grandes marcas. Com a Le Postiche desenvolveu uma coleção de bolsas, chegando a formatar um desfile em dupla com a estilista da empresa, Daniela Restaino. Com a Motorola, criou alguns acessórios para celulares e, numa parceria com a marca Vizzano, desenvolveu uma linha de sapatos exclusivos.
Hospedagem: UOL Host