UOL Estilo UOL Estilo
Divulgação
O estilista paulistano Ricardo Almeida
Ricardo Almeida
Da Redação
Ricardo Almeida é a maior referência brasileira em roupas sociais masculinas. Nas festas, casamentos e outros eventos de gala, daqueles que concentram políticos, empresários, socialites e outras celebridades, sempre também há uma profusão de modelos Ricardo Almeida.

O estilista entrou no ramo em 1974 como representante de vendas de uma camisaria paulistana. Conseguiu o emprego quase por acaso quando procurava patrocínio para as corridas de motocicleta, das quais era praticante.

O tempo foi passando e a experiência acumulada lhe deu autoridade para começar a palpitar nos tecidos usados, com objetivo de melhorar as vendas. Logo, arriscava criar os primeiros cortes.

Em 1979, entrou como sócio em uma confecção e em 1983 deixou a sociedade para desenvolver a própria marca. Primeiramente, confeccionava suas peças para vender em outras lojas. No início dos anos 90, abriu a primeira loja Ricardo Almeida.

Uma curiosidade: a primeira peça criada pelo estilista a fazer sucesso foi uma calça feminina. Mas foi mesmo com o vestuário masculino de luxo que se notabilizou, sempre imprimindo toques atuais às peças tradicionais.

Era a época do Plano Collor e, com a abertura das importações, o estilista passou a experimentar tecidos mais sofisticados. Hoje, sua confecção usa o algodão italiano da Thomas Mason, a mesma marca que fornece para os alfaiates da família real inglesa e da casa real espanhola.

Em 1996, Ricardo Almeida participou da primeira edição do Morumbi Fashion e desde então lança duas coleções anuais no evento, hoje chamado de São Paulo Fashion Week. Em 2002, lançou uma nova marca, a RA Sport, com roupas mais informais, com destaque para uma linha jeans.

O estilista também faz figurinos para novela, teatro e cinema e presta um serviço de personal stylist em seu ateliê em São Paulo. Entre as personalidades que já vestiram suas roupas estão o presidente Lula, os atores Raul Cortez e Rodrigo Santoro, o empresário Pedro Paulo Diniz e o apresentador Luciano Huck.

As lojas Ricardo Almeida são duas, ambas em São Paulo. Além disso, as roupas são vendidas e diversas multimarcas brasileiras.
Hospedagem: UOL Host