Topo

13 tendências de moda em sapatos que você vai ver na próxima estação

Do UOL, em São Paulo

07/06/2016 17h58

Algumas pessoas podem subestimar os calçados, mas um par dos acessórios pode tornar o visual muito mais interessante. Diante disso, a designer e consultora da Moumhouse Creative Design Studio, Meline Moumdjian, viajou e pesquisou quais tendências vão fazer os pés das brasileiras no Verão 2017. De acordo com a especialista, vai ter hit para todos os estilos. "Hoje em dia a moda está tão extensa que todo mundo pode assumir a sua própria personalidade. Basta escolher as coisas que estão em alta que mais combinam com cada um", falou ao UOL

A pedido da Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, a Francal, cuja edição 2016 acontece do dia 26 a 29 de junho no Anhembi, em São Paulo (SP), Meline adiantou algumas tendências em parceria com o designer e professor do Istituto Europeo di Design, Raul Vieira.

Segundo a consultora, as brasileiras devem gostar muito da tendência maxi e a romântica. "Depende da região do país, em alguns lugares as mulheres preferem cores elétricas, sapatos com shapes incríveis, com muito bordado. Em outras, elas são mais meigas, gostam de um bordado diferente, com cara de vintage", explica. Os meninos, por sua vez, ainda continuam muito "recatados" em relação aos calçados. "Eles se deixam brincar mais com os tênis esportivos, mas, em relação aos sapatos, não são tão ousados quanto os europeus". 

Calçados femininos

  • Raul Riveira/Divulgação

    Sapatinhas Balerina

    As sapatilhas baixas inspiradas no modelo balairina vão ganhar amarrações frontais, mergulhando ainda mais na inspiração no balé. As faixas elásticas dão aspecto atlético à peça, enquanto fivelas metálicas podem deixá-la mais agressiva.

  • Raul Riveira/Divulgação

    Plataforma

    As sandálias com elevação ou planas continuam a ganhar destaque no guarda-roupa da brasileiras. Os modelos vão aparecer com duas ou três tiras mais grossas ou todo coberto.

  • Raul Riveira/Divulgação

    Sola reta

    As sandálias com sola reta, no estilo japonês, foram hit na última estação e deve ganhar mais destaque na próxima. Elas continuam altas, mas são repaginadas em versões gladiadoras mais pesadas. As fitas também dão uma nova cara às plataformas de madeira.

  • Raul Riveira/Divulgação

    Mule

    O mule com salto ganha mais força no Verão 2016. A combinação de metal com camurça vai brilhar, junto com os saltos finos e mais grossos ou quadrados.

  • Raul Riveira/Divulgação

    Sandálias com amarração

    Em tiras largas ou bem fininhas, as amarrações vão aparecer nos pés das brasileiras na próxima estação. O estilo pode ter acabamento rendado e sola rasteirinha ou com salto.

  • Raul Riveira/Divulgação

    Tênis diferenciados

    Os tênis não vão ser apenas para os momentos esportivos. Os modelos de academia ganham espaço no guarda-roupa da mulher de vez, mas em releituras em cores vibrantes e com cadarços diferenciados. As peças sem amarrações e mais delicadas também terão vez.

  • Raul Riveira/Divulgação

    Pele de cobra

    Tons vibrantes e acabamentos metálicos vão modernizar o couro clássico de cobra. Os acessórios também devem misturar retalhos da pele de cobra com couros foscos e de camurça.

  • Raul Riveira/Divulgação

    Crocodilo

    O retorno de looks vintages em acessórios vai trazer o reaparecimento do couro com acabamento crocodilo. A diferença serão as cores: as tonalidades saturadas vão renovar o visual do material.

  • Raul Riveira/Divulgação

    Seda e cetim

    O cetim com cara de lenço vai dar um ar requintado em itens menores. Porém, de acordo com a pesquisa de Meline Moumdjian, o jacquards de seda decorativos continuam sendo os favoritos.

  • Raul Riveira/Divulgação

    Bordados

    A técnica vai aparecer muito como uma alternativa de ornamentação dos calçados. As padronagens prediletas vão ser as florais e em renda, preenchendo toda a superfície do sapato. Os bordados abstratos ou com motivos kitsch da cultura pop, por sua vez, serão aplicados de forma mais eclética.

Calçados masculinos

  • Raul Riveira/Divulgação

    Mocassim costura "chapada"

    O mocassim ganha um bico mais alongado e sola de couro, deixando o modelo slim e moderno. Os mais jovens podem gostar mais das peças sem costura, enquanto os em couro com relevo mantêm o look clássico.

  • Raul Riveira/Divulgação

    Sapatênis

    O modelo polêmico ainda é essencial para o homem brasileiro, mas agora vem com peças inspiradas no estilo esportivo. Linhas definidas e bicos alongados modernizam o visual de outras temporadas. Entre os acabamentos mais luxuosos, o couro de crocodilo deixa o look mais requintado.

  • Raul Riveira/Divulgação

    Tênis Skate

    O tênis sem cadarço continua a brilhar nos pés da ala masculina. Modelos em camurça ou lona são combinadas com acabamento mais elaborados ou sola caixa.