Moda

5 lições de estilo que os homens podem aprender com as mulheres

Do UOL, em São Paulo

Séculos atrás era comum ver homens com looks "emperequetados", apostando em saltos, maquiagem e até perucas. Mas, com o passar do tempo, o visual masculino foi ficando cada vez mais careta. Hoje, o guarda-roupa deles é carente de novidades e se restringe a peças básicas e clássicas. Nas lojas, só se encontram itens em tons neutros e cortes tradicionais, enquanto o setor feminino é repleto de diversidade. O visual das mulheres é mais livre de preconceitos e tem muito a ensinar para a moda masculina.

O que eles podem aprender com o visual delas

  • Getty Images

    Liberdade

    Grande parte das novidades da moda é direcionada ao público feminino. As mulheres têm mais liberdade para se vestir com novas tendências, em criar diferentes estilos e expressar personalidade. Já quando algum homem quer inovar algo no visual e sair da mesmice, logo recebe olhares reprovadores e piadinhas machistas. Por isso, muitos preferem se prender a estilos clássicos e deixam de se expressar por meio das roupas. Os tempos mudaram e já está na hora de a liberdade da moda também conquistar o visual masculino.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Variedade

    Enquanto o guarda-roupa masculino se limita a camisetas, camisas, calças, bermudas, jaquetas e gravatas, o feminino tem tudo isso e mais um monte de outras peças. As mulheres dispõem de muito mais variedade --e não estamos falando só de modelos de peças, mas também de estampas, cores, formas, texturas e acessórios. Mas por que tudo isso é exclusividade delas? Os homens também merecem diversificar o visual. Se faltam opções variadas nas lojas, a dica é inovar na hora de combinar as peças.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Autoestima

    Para grande parte das mulheres, se vestir não é apenas cobrir o corpo com a primeira peça encontrada no guarda-roupa. Elas querem se sentir bonitas, elegantes, poderosas ou vestir algo que esteja de acordo com a sua personalidade ou humor do dia. Homens poderiam deixar de vestir "qualquer coisa" e aprender com elas a se sentirem melhor com o visual. Talvez já esteja na hora de trocar aquele tênis furado por um sapato elegante ou de abandonar a camiseta velha e substituí-la por uma nova camisa que vai levantar a autoestima.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Cores

    A cartela de cores é quase infinita e as mulheres têm aval para usar todas as opções. Já os homens ficam presos nos tons neutros e o máximo de ousadia é usar uma camisa social rosa bebê, combinada com preto, claro. Está na hora de dar um basta nos looks azuis, pretos e marrons e trazer mais cor e vida ao visual masculino.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Styling

    Amarrar a ponta da camisa, acinturar a peça ampla com um cinto, usar um colar poderoso para levantar o vestidinho básico e amarrar um lenço na bolsa para trazer cor ao look são algumas das muitas possibilidades que as mulheres usam pra melhorar o visual. Enquanto isso, o máximo que os homens fazem é dobrar a barra da calça ou da camisa. Mas eles também poderiam usar truques de styling, como brincar com sobreposições, comprimentos, acessórios, abrir ou fechar mais os botões e até sobrepor uma saia por cima de uma calça justa. Por que não?

    Imagem: Getty Images

Topo