Moda

8 dicas de moda para quem quer a cintura mais fina sem dieta ou academia

Do UOL, em São Paulo

Cada mulher tem um tipo físico e essas diferenças devem ser respeitadas e valorizadas. Dietas e atividades físicas auxiliam no cuidado com a saúde e na estabilidade do peso, mas se você em alguns momentos tem interesse em mudar um pouco suas proporções, use a moda a seu favor. Recortes simples e outros truques trabalham o desenho do corpo e ajudam a afinar a cintura, por exemplo.

Melhores truques de moda para afinar a cintura

  • Getty Images

    Laterais escuras

    Vestidos e blusas com as laterais pretas criam um efeito de silhueta mais fina. O resultado pode ser adquirido por meio de recortes que acompanham as curvas do corpo, como do vestido Stella McCartney usado pela atriz Kate Winslet (foto), ou mesmo com cortes mais retos e localizados. O importante é que a peça tenha as laterais em cores mais escuras que o centro.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Decote V

    O decote V é um dos truques mais simples para criar um efeito alongador na silhueta e de cintura mais fina. Seu desenho que "aponta" para baixo ajuda a reduzir a área visual da barriga, além de valorizar o rosto e o colo. Na imagem, a atriz Reese Witherspoon usa look preto total "emagrecedor".

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Transpassado

    Além de muito elegante, o vestido transpassado desenha a silhueta da mulher e marca a cintura. A maioria dos modelos também tem decote V e o transpasse esconde a barriguinha trazendo um efeito visual de silhueta mais fina. Na imagem, a atriz Michelle Pfeiffer usa vestido transpassado com saia solta, que também ajuda a disfarçar o quadril largo.

    Imagem: Getty Images

  • Getty Images

    Drapeado

    O drapeado, principalmente quando é cruzado, como o do vestido usado pela roteirista Diablo Cody (foto), funciona visualmente da mesma maneira que o transpassado. O detalhe esconde a barriguinha, delineia a silhueta e valoriza a cintura.

    Imagem: Getty Images

  • Reprodução/Instagram/kimkardashian

    Corset

    O polêmico acessório que afina a cintura permanentemente e pode até espremer os órgãos não é recomendado pelos médicos. Mas existem modelos que não comprimem o corpo de forma tão radical e podem ser usados, com moderação, para um visual ampulheta e com uma pitada fetichista. Na imagem, Kim Kardashian exibe o corset que usa para malhar.

    Imagem: Reprodução/Instagram/kimkardashian

  • Getty Images

    Blusa ajustada

    As roupas podem ser usadas como instrumento para equilibrar as proporções, valorizar e esconder partes do corpo. Para criar um efeito de cinturinha fina, aposte em blusas ajustadas, seja por meio da modelagem, cores ou acessórios, e deixe os volumes para outras regiões da silhueta. A apresentadora Oprah (foto) "afinou" sua cintura com cinto preto contrastado com a blusa branca, deixando todo o volume do look para a parte de baixo da barriga.

    Imagem: Getty Images

  • Agnew

    Padronagem a favor

    O bordado em desenho triangular, como o da blusa usada pela cantora Preta Gil (foto), que "aponta" para o umbigo é uma boa dica para que a cintura pareça mais fina. Ele funciona como o decote V, mas de forma potencializada. O truque pode ser usado por meio de bordado, estampa ou recortes.

    Imagem: Agnew

  • Getty Images

    Detalhes espertos

    Detalhes estratégicos nas roupas podem ajudar a criar ilusões de óptica no corpo. O modelo do vestido usado por Jane Fonda (foto) funciona como duas setas destacando o centro do corpo e criando um efeito "afinador" de cintura. A dica de ouro é sempre chamar a atenção para uma região da silhueta e afastar os olhares de outras. Aqui, o centro da barriga é o destaque, deixando as laterais da cintura "sumirem" no visual.

    Imagem: Getty Images

Topo