Moda

Chapéu na cidade: dicas para usar o acessório sem ficar com look caricato

Do UOL, em São Paulo

Muito usado no passado e peça fundamental do vestuário de quem vive em regiões muito quentes ou muito frias, o chapéu ainda é pouco comum nas cidades urbanas do Brasil. Apesar de estiloso, se o acessório for usado com o visual errado e em situações pouco apropriadas, o look pode acabar caricato. O UOL conversou com a consultora de imagem Christiana Francini e com o designer de chapéus Eduardo Laurino, que deram as dicas certas para usar chapéu com muito estilo e sem escorregar no visual.

Aposte no chapéu como acessório estiloso

  • iStock

    Para que serve o chapéu?

    "Além de ser símbolo de elegância e de identificação, uma das funções do chapéu é a proteção", resume Laurino. "No verão, ele protege do sol. No inverno, o chapéu de feltro de lã cria isolamento de temperatura, ajudando a proteger do frio e da chuva".

    Imagem: iStock

  • iStock

    Na cidade pode?

    Apesar de ser muito visto nas praias, o chapéu ainda parece pouco nas áreas urbanas, principalmente em cidades grandes, como São Paulo. Isso não quer dizer que o acessório não deva ser considerado para se proteger do sol nos dias quentes, mesmo no asfalto. "Em São Paulo é mais difícil usar chapéu, pois não temos tantos lugares ao ar livre quanto existe no Rio de Janeiro, por exemplo", comenta Christiana.

    Imagem: iStock

  • iStock

    Quais são as situações certas?

    "Na cidade, o chapéu é apropriado quando é usado para andar na rua, passear ou até mesmo para almoçar em um restaurante com área externa. Se você vai passar o dia no shopping ou em um lugar fechado, não adianta se arrumar e montar um visual com chapéu", recomenda Christiana. É preciso analisar a ocasião certa para usá-lo. Se estiver com o acessório e for entrar em um ambiente totalmente fechado, o ideal é tirá-lo.

    Imagem: iStock

  • iStock

    Qual modelo escolher?

    Os chapéus com abas muito grandes são característicos de looks de praia, por isso devem ser evitados na cidade. Os modelos clássicos e com abas menores são os mais recomendados. Nos dias quentes, o ideal é usar modelos de palha ou de tecidos naturais, como algodão, para não esquentar a cabeça.

    Imagem: iStock

  • iStock

    Afinal, como usar chapéu sem ficar caricato?

    O chapéu de palha faz parte do vestuário de verão, por isso é interessante combiná-lo com roupas frescas. A situação contrária acontece com os modelos de feltro, que devem ficar restritos aos dias frios, combinando-o com looks invernais. Dar função ao chapéu é a melhor maneira de usá-lo sem ficar com o visual caricato. O importante é analisar se o look é adequado e se não vai forçar a barra na ocasião.

    Imagem: iStock

Topo