Topo

Goste ou não, estes foram os sapatos que bombaram em 2016

Do UOL

20/12/2016 07h00

Para o bem ou para o mal, 2016 foi um ano inesquecível para quem gosta de calçados. Chiquérrimos, polêmicos, nostálgicos ou confortáveis, os sapatos que marcaram o ano não serão esquecidos tão cedo. Veja os modelos que mais causaram nos pés dos fashionistas.

  • Gabriel Quintão/UOL

    Chinelão

    Quem diria que esse clássico "tiozão de domingo" viraria moda? Em 2016, o chinelo (com meias, inclusive) conquistou passarelas nas semanas de moda de Nova York, Paris e São Paulo. O modelo chegou rapidamente aos pezinhos fashionistas e já disputa o título de "cúmulo do conforto fei"o com os famigerados Crocs. Leia mais

  • Divulgação

    Tênis que "pisca"

    Nos anos 90, nove entre dez crianças sonhavam com aquele tênis com uma luz vermelha na sola. Essas crianças cresceram e criaram uma versão com LEDs. Eles saíram dos festivais de música eletrônica, chegaram à delegação britânica na cerimônia de encerramento das Olimpíadas do Rio e dominaram as ruas. Leia mais

  • Reprodução/Instagram@tl.luxury

    Bailarinas

    Tudo começou com a grife Valentino, em sua coleção de Outono 2016. A inspiração do balé foi para saias fluidas, rosa claro e para as sapatilhas, é claro. E a própria grife deu diferentes roupagens ao calçado tradicional das bailarinas. O da foto ganhou uma cara rocker, de cor preta e com tachas.

  • Divulgação/Amaro

    Pés futuristas

    Outra tendência do ano: os calçados metalizados. Dourado, prateado, cobre... Em sapatilhas, saltos ou sandálias, as cores deixaram os looks de festa e chegaram ao visual do dia a dia. O segredo é equilibrar o calçado chamativo com roupas mais neutras.

  • Reprodução/Instagram@ikarmik

    Salto sem sofrimento

    Conforto foi mesmo a grande pedida do ano. E os "flatforms" prometem continuar em alta. O salto plataforma branco apareceu em tênis, sapatos oxford e em sandálias.

  • Reprodução/Instagram@goldengoosedeluxebrand

    Milimetricamente detonado

    Aquele tênis da adolescência que você não larga por nada também ganhou status de objeto de desejo. A versão "destroyed" da grife italiana Golden Goose já foi exibida por famosas como Kylie Jenner. Rasgado, sujinho e... valioso, o calçado é encontrado por R$ 2 mil.

  • Reprodução/Instagram@miumiu

    Tiras diferentes

    Também inspirada no mundo do balé, a Miu Miu apostou em uma coleção de sapatos e sapatilhas com um detalhe que marcou a moda de rua da Europa durante o ano: tiras diferentes da cor do sapato. No modelo da foto, o saltão vermelho ganha companhia de fitas estampadas.

  • Divulgação

    Tamanco

    Talvez você nem lembre mais, mas em janeiro surgiram várias opções do calçado com salto de madeira, bem ao estilo anos 1970. A moda era considerada a aposta para o verão passado. Leia mais