Vídeos

"Meu parceiro controlava meu visual"; mulheres contam episódios de machismo

Natália Eiras

Do UOL, em São Paulo

Nos últimos dias, mulheres estão contando casos de machismo no Facebook sob a hashtag #meuamigosecreto. São relatos que abrangem desde o abuso e assédio físico e psicológico até pequenos atos machistas que as pessoas reproduzem no dia a dia. E tudo isso reflete, muitas vezes, no visual de uma mulher. 

Algumas participantes narraram como seus parceiros escolhiam as roupas que iam vestir e a quantidade de maquiagem que iam passar. O UOL reuniu algumas histórias de pessoas que tiveram seu armário e gostos controlados pelos companheiros homens e mulheres. 

  • Arquivo pessoal

    Burca

    "Meu primeiro namorado não proibia, mas fazia lavagem cerebral até eu me sentir culpada se usasse uma roupa 'dessas'. Ate biquíni na praia ele implicou. Chegou a um ponto em que eu só usava blusa de gola alta com calça jeans larguinha e uma casacão que ele apelidou 'carinhosamente' de burca", Stephanie Marques (São Paulo -SP)

    Imagem: Arquivo pessoal

  • Arquivo pessoal

    Mais feminina

    "Ela dizia que eu precisava ser mais feminina. Que, por eu ser gay, eu não precisava ser um menino. Então ela começou a controlar tudo: meu cabelo, minhas roupas e minha dieta. Só podia cortar o cabelo depois de falar com ela, comprou um kit básico de maquiagem para mim, me deu um perfume novo só porque o meu era unissex. Ela me 'proibiu' de usar alguns itens do meu guarda-roupa se eu estivesse com ela", Ana Caroline Costa Caixeta (Brasília - DF)

    Imagem: Arquivo pessoal

  • Arquivo pessoal

    Gorda

    "Teve um [namorado] que falava todos os dias no meu ouvido que eu estava gorda, ficando feia e que ele era muito bonzinho por me amar tanto, sendo que eu estava 'embarangando' daquele jeito", Mariana Costa (São Paulo - SP)

    Imagem: Arquivo pessoal

  • Arquivo pessoal

    Esmalte colorido

    "Reclamava do cabelo que era muito grande. Preferia quando eu era 'mais magrinha' e reparava até quando não fazia a sobrancelha. 'Esmalte colorido é estranho, mulher tem que usar cor clara e delicada', era o que ele dizia. Quando ele terminou, fiquei pensando no que fiz de errado. 'Trouxiane' mesmo. Deveria ter usado o esmalte, aquele cabelo", Natália Alonso (São Paulo - SP)

    Imagem: Arquivo pessoal

  • Arquivo pessoal

    Transparência

    "Meu ex chegou a me dar dinheiro para me matricular em uma academia, alegando que não iria namorar uma gorda. Já falaram que a minha saia era muito transparente e ele ficava olhando de longe pra ver se aparecia a calcinha, porque ele não queria que outro 'macho' visse", Érika Beganskas (Diadema - SP)

    Imagem: Arquivo pessoal

  • Arquivo pessoal

    Franja

    "Tive um namorado que primeiro começou controlando minha franja. Ele não gostava e disse que ia terminar comigo se eu usasse. Já tive também um que dizia que se eu engordasse, ele terminaria comigo ou arrumaria mulher 'fora'. Detalhe: ele era gordo, mas dizia que gorda era ?nojento? e que mulher dele não podia engordar". Renata Montenegro (Ubatuba - SP)

    Imagem: Arquivo pessoal

  • Arquivo pessoal

    Piercing

    "Se eu fizesse piercing ou tatuagem seria o fim do namoro. Fiz o piercing e eu mesma terminei", Helen Araújo (São Paulo - SP)

    Imagem: Arquivo pessoal

Topo