Topo

Tênis, pochete e mais: os sapatos e bolsas que são aposta para o verão 2018

Do UOL

02/06/2017 04h00

Ainda estamos no outono, mas os grandes fabricantes de calçados e bolsas estão prestes a apresentar suas criações para a primavera-verão 2017/2018. Na temporada mais quente, as sandálias serão hit, ao lado de mules e tênis. Modelos simples e detalhes exagerados, com cores e aplicações, prometem deixar o visual mais marcante. Solas tecnológicas, plataformas de diversas alturas e chinelos também são apostas.

Entre as bolsas, espere ver modelos de clutch que mais parecem caixinhas, sacolonas e pochetes. Sim, a polêmica bolsinha usada na cintura deve ser uma das tendências. Uma grande aposta está nas alças, que vêm adornadas, uma tendência internacional.

“O verão tem como tema o tropicalismo brasileiro, com cores intensas, texturas e estampas marcantes”, explica Meline Moumdjian, designer e consultora da MoumHouse Creative Design Studio. As novidades serão apresentadas na Francal, maior feira do setor, de 2 a 5 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Separamos dez tendências que devem dominar as ruas:

Os sapatos do verão 2018

  • Designer Raul Vieira/Divulgação

    Tênis

    Com ou sem cadarço, continua sendo o companheiro de todas as horas. Baseado na estética retrô, o esportivo vem com novos materiais e perfil altamente tecnológico, mas ligado ao universo fashion. Aposte nos com blocos de cores brilhantes, contrastando com camurças.

  • Designer Raul Vieira/Divulgação

    Chinelo sofisticado

    Invista em modelos com uma só tira, coloridíssimos, com adornos exagerados de franjas, ráfia, pérolas e pedras. A sola pode ser bem rasa ou uma plataforma reta baixa.

  • Designer Raul Vieira/Divulgação

    Mule

    Sem salto, vem como opção informal. A inovação vem em forma de combinações de metal, pedras, brocados ou camurças.

  • Designer Raul Vieira/Divulgação

    Sandália esportiva

    Traz misturas de neoprene, couro, elásticos e velcros. Pode ter saltos altos com plataformas ou na versão flatform. As tiras presas no tornozelo e as partes da frente com tiras largas são essenciais. As faixas elásticas cruzadas dão toque atlético.

  • Designer Raul Vieira/Divulgação

    Plataforma

    Estampada ou lisa, vem tanto no modelo reto como de salto. A parte de cima pode ser toda coberta ou com duas ou três tiras mais grossas. Há opções com tiras no calcanhar, fechadas por fivelas, e também as abertas atrás. Destaque para os blocos de cores, também em alta.

As bolsas do verão 2018

  • Designer Raul Vieira/Divulgação

    Bolsa sela

    Continua sendo um modelo-chave. Normalmente, tem a tampa longa, e agora chega repaginada, com alça de mão. Pode ser também usada no ombro, na transversal ou na cintura. Os materiais são diversos, como couro texturizado, com estampas exóticas ou camurças.

  • Designer Raul Vieira/Divulgação

    Bolsa de ombro

    Vem em tamanho médio, com cantos quadrados ou levemente arredondados. Pode vir acompanhada de duas alças -- uma ?na e outra extralarga. Megaenfeitadas, as alças exageradas são o ponto alto do verão. Couros lisos, gravados ou texturizados, tecidos brocados, estampados ou esportivos são os materiais para este modelo.

  • Designer Raul Vieira/Divulgação

    Pochete

    Rebatizada de "belt bag", vem como artigo novo e funcional, ligado ao estilo contemporâneo das ruas. Miúda ou volumosa, vem com silhueta e materiais esportivos ou couros flexíveis, que abraçam a cintura.

  • Designer Raul Vieira/Divulgação

    Sacola

    Neste verão, ela tem forma quadrada e alças ?nas e curtas. Os materiais como o couro ?no, estampado ou texturizado, neoprene ou nylon, com alças de couro, torna o modelo divertido, esportivo e ideal para dias longos.

  • Designer Raul Vieira/Divulgação

    Boxy clutch

    Rígida e pequena, forte tendência desta estação. Com o feitio de caixinha, tem seus cantos bem marcados. Em cores intensas e nobres, traz couros exóticos, como de crocodilo ou cobra. Pode ser vista também coberta de pedras, bordados, metálicos, resinas ou tachas. Outro ponto novo são as alças, de mão ou punho.