Vídeos

Vídeos

iStock

Do UOL, em São Paulo

No verão, o uso dos óculos escuros é mais intenso e a gente sabe que nem sempre eles voltam inteiros de uma viagem à praia. Apesar de já existirem modelos com novas tecnologias e materiais inusitados, o cuidado diário é ideal para conservar e fazer com que durem por mais tempo.

Para te ajudar a prolongar essa vida útil, Felipe Sbravate, diretor de marketing da Notiluca, Marcelo Reverzani, diretor de operações e marketing da Italia Independent no Brasil, e Juliana Bacellar, consultora de imagem e estilo, dão dicas de cuidados.

Cuidados com os óculos escuros

  • Não molhe seus óculos

    "Muita gente entra no mar e na piscina com os óculos escuros e esta é uma recomendação de todas as marcas: não molhar. O metal, principalmente exposto à água salgada, tende a oxidar. Já o acetato e materiais plásticos tendem a ressecar, tornando-o mais quebradiço e perdendo sua cor e brilho. Os óculos em madeira, por mais que passem por tratamentos impermeabilizantes e de proteção, sofrem dos mesmos danos do acetato e plásticos", alerta Felipe Sbravate.

  • Evite colocá-los na cabeça

    "Lugar de óculos não é na cabeça", brinca Juliana Bacellar. Ao usar óculos na cabeça, a armação pode desalinhar e as dobradiças e as hastes podem amolecer e quebrar. Pendurar os óculos na gola da camisa é uma opção prática que danifica menos a peça, porém ainda corre-se o risco de cair.

  • Mantenha-os em locais frescos

    É importante não deixar os óculos em lugares muito quentes. Esquecer dentro do carro, debaixo do sol, pode estragar a peça. "O calor prejudica a estrutura da armação, podendo empenar, deformar e desbotar, além de prejudicar o revestimento das lentes", indica Juliana.

  • Limpe-os cuidadosamente

    Na praia, é comum os óculos acabarem lambuzados de protetor solar. Para evitar riscos e danos às lentes e à armação é preciso uma limpeza cuidadosa. Recomenda-se limpar os óculos com água e sabão neutro. Para limpezas mais rápidas é importante usar tecidos macios de algodão ou microfibra. Dê preferencia ao paninho que vem junto com os óculos.

  • Guarde-os no estojo

    "Deve-se evitar deixar os óculos em locais inapropriados e com as lentes viradas para baixo. Sempre que não estiver em uso, é preciso armazenar no estojo", recomenda Marcelo Reverzani. O cuidado em guardar os óculos evita danos causados por impactos, quedas e protege até mesmo de acidentes como sentar o pisar nos óculos.

Topo