Moda

Passando em branco: 5 dicas para fazer bonito no look da virada de ano

iStock
Dicas mostram como acertar ao vestir branco para o Ano Novo imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

Ele suja fácil, denuncia as gordurinhas a mais e fica transparente ao menor contato com a água. Ainda assim segue como o favorito dos brasileiros na virada do ano. A seguir, veja cinco dicas das consultoras de moda Anna Barros, Juliana Bacellar e Rita Heroína para não escorregar no look branco de Ano Novo.

5 dicas para não errar no look branco

  • Lingerie marcada

    "Cuidado para que a lingerie não fique marcada e tire a elegância do look. Opte por modelos sem costura, cortados a laser. A bermuda modeladora é outra boa pedida, pois se camufla por baixo da saia", indica Anna. Outro truque para evitar a lingerie marcada é usar calças, shorts e saias em tecidos mais grossos e sempre optar por calcinhas em tons da pele ou lilás.

  • 50 tons de branco

    "Se você for usar mais de uma peça no look, como blusa e saia, por exemplo, atente-se para a cor das peças. Existem diversos tons de branco, que podem ser mais puxados para o dourado (como o off-white) ou para o cinza. Se você estiver com tons muito diferentes, uma das peças vai parecer encardida ou velha", alerta Rita.

  • Manchas indesejáveis

    As roupas brancas são as mais fáceis de manchar e as que mais correm o risco de parecerem sujas. "Primeiramente, faça a maquiagem utilizando outras peças. Durante esse processo é muito comum que caia um pouco de pó e sombra na roupa. Lave bem as mãos quando terminar. Alguns antitranspirantes não deixam a roupa amarelada. Opte por eles! Se for a uma festa, tome cuidado com os copos de bebida. Vinho, especialmente, deixa manchas irreparáveis na cor branca. Mas se acontecer, paciência! Afinal, é um momento para celebrar!", recomenda Rita.

  • À prova d'água

    "Se vai passar a virada do ano na praia e pretende entrar no mar de roupa e tudo, vale usar um body por baixo para evitar que a transparência do tecido em contato com a água revele mais do que o desejado", diz Juliana. Outra dica é já ir com um biquíni por baixo, o que permite que você tire a roupa e entre na água com mais conforto. Peças de tricô, crochê ou renda, mesmo brancas, não costumam ficar transparentes.

  • Branco engorda?

    Apesar de nenhuma cor fazer a gente ganhar ou perder peso, o mito de que o branco engorda é parcialmente verdade. "As cores claras tendem a ampliar visualmente o tamanho da silhueta", explica Anna. Além disso, peças em materiais muito finos ou muito colados no corpo tendem a marcar e ressaltar as gordurinhas. Se você se importa com isso, opte por tecidos mais encorpados, como crepe ou sarja, por exemplo. As roupas mais estruturadas também ajudam a criar uma silhueta mais equilibrada e elegante.

Topo