Últimas de Estilo de vida

Sem sufoco: mulheres plus size dão dicas para enfrentar o calor com estilo

Julia Guglielmetti

Do UOL, em São Paulo

Todas as mulheres sofrem pressão para se encaixar nos padrões de beleza, mas as gordinhas sofrem ainda mais por sempre serem incentivadas a esconder o corpo. As "dicas de moda" ditam que as mulheres maiores não podem mostrar os braços, que o comprimento das saias deve ser na altura dos joelhos e que o biquíni é proibido. 

"A maioria das regras de moda apenas aprisiona, segrega e afeta a autoestima", comenta Paula Bastos, 32, que trabalha com mídias sociais na área de moda.  Além disso, nem sempre as regras funcionam para as mulheres plus size, já que a variação de corpos é muito grande. "Tem mulher com braço gordinho e sem barriga, tem a toda gordinha, tem aquela que a parte debaixo do corpo é maior", completa Dani Bonani, 34, stylist. 

Atualmente, as blogueiras plus size têm ajudado a quebrar os antigos conceitos e incentivam as mulheres a se vestir com maior liberdade e ousadia. Mas, mesmo assim, os looks de verão ainda podem ser uma grande insegurança para algumas mulheres. Por isso, o UOL conversou com cinco gordinhas do mundo da moda para conseguir as melhores dicas para estar bonita no verão com muito conforto e personalidade.

Dicas de quem tem conhecimento de causa

  • Arquivo pessoal

    Short branco

    "O short branco combina com tudo e deixa o look mais chique e descontraído, contanto que não esteja apertado!", comenta Sylvia Barreto, 31, jornalista e modelo plus size. Minissaia, saia bandage usada com blusa soltinha, bata, camisa em tecido leve e vestido longo são outras peças-chave indicadas pela modelo. "É legal sempre procurar roupas em tecidos leves. Eu evito o jeans no verão, por exemplo. Gosto muito de usar branco e peças coloridas, o preto me deixa com mais calor, então reservo para a noite".

    Imagem: Arquivo pessoal

  • Reprodução/Instagram/@danibonaniii

    Pantacourt

    Para a stylist Dani Bonani "nada é pior do que estar com uma roupa desconfortável em pleno verão". Por isso é preciso investir em peças estilosas e confortáveis para os dias mais quentes. "A pantacourt é uma super tendência, deixa o look moderno, chique e, como é feita em tecido levinho, deixa o corpo mais arejado". Segundo Dani, "peças que vão com tudo" também devem estar no guarda-roupa, como a minissaia preta e o quimono estampado.

    Imagem: Reprodução/Instagram/@danibonaniii

  • Arquivo pessoal

    Vestido e saia

    "Eu uso e abuso dos vestidos e saias, que são frescos, bem femininos e valorizam bem a silhueta", diz Paula Bastos. Para evitar o atrito entre as coxas, Paula indica usar shortinhos por baixo. Mas é preciso prestar atenção ao comprimento da peça, para que ela não enrole e acabe machucando. "Os vestidos em tecidos leves, como malha, viscose, crepe e chiffon são ótimos para enfrentar os dias mais quentes", completa.

    Imagem: Arquivo pessoal

  • Divulgação/Miss Taylor

    Short saia

    Apesar de ser fã de vestidos, a modelo plus size Marcia Saad, 42, está apaixonada por outra peça: o short saia. "Com certeza vou desfilar muito o short saia no verão. O caimento é ótimo e a peça é jovem e versátil. O short saia dá a possibilidade de compor looks despojados, com camiseta, rasteirinha e tênis, ou looks mais arrumados, combinando com camisa, blazer e salto alto", conta. Para as gordinhas, o short acoplado à saia pode ser um aliado para evitar assaduras entre as coxas.

    Imagem: Divulgação/Miss Taylor

  • Divulgação/Fábio Oliveira

    Regata com bermuda

    "Eu sou gordinha e não ligo muito pra opinião dos outros. Uso shorts, bermudas, regatas. Só não uso vestidos e saias porque não fazem muito meu estilo", comenta Gabriela Schio, 26, modelo plus size. Para ela, o mais importante é que a mulher conheça o próprio corpo e saiba quais peças e modelagens mais valorizam. "Ao ler dicas de moda, é preciso saber se elas funcionam para você ou não", finaliza.

    Imagem: Divulgação/Fábio Oliveira

Topo