Moda

A moda invade agora as passarelas de Paris

Depois de Nova York, Londres e Milão, é a vez de Paris sediar uma Semana de Moda, que começa na próxima terça-feira e conta com a participação de 91 estilistas, que mostrarão suas coleções de primavera-verão 2011.

  • AFP

    Jean Paul Gaultier ao final do desfile da Hermés na Semana de Moda de Paris; o desfile da temporada de verão 2011 será o último com o estilista à frente da marca (07/10/2009)

Todos os olhos estão voltados especialmente para os novos estilistas que apresentarão as coleções das maisons Balmain, Céline, Balenciaga e Givenchy, assim como a volta de Pierre Cardin, de 88 anos, às passarelas parisienses, após uma longa ausência.

A Semana de Moda também será, como sempre, um dos grandes eventos sociais do ano em Paris, em que estrelas e celebridades vão aos desfiles para verem e serem vistas.

Nesta temporada, não será o Carrousel du Louvre a principal sede dos desfiles oficiais, e sim uma grande tenda branca na margem do rio Sena, próxima da ponte Alexandre III. Acontecerão também dezenas de desfiles na sessão paralela do evento, em outros locais de Paris, assim como apresentações de coleções em salas fechadas e showrooms.

O primeiro dia da Semana de Moda parisiense é reservada, como manda a tradição, aos jovens criadores, entre eles a dupla Aganovich, de Londres, e o italiano-belga Anthony Vaccarello, que aparece como um dos estilistas mais promissores da moda prêt-à-pôrter.

Também desperta curiosidade o primeiro desfile da maison Alexandre McQueen feito pela estilista Sarah Burton, que substituiu McQueen após seu suicídio, em fevereiro em Londres, assim como a primeira coleção do premiado estilista britânico Giles Deacon para a maison Ungaro.

Um dos momentos mais esperados do evento é o último desfile de Jean-Paul Gaultier para a Hermès, que nomeou Christophe Lemaire para sucessão.

Vários estilistas de Nova York apresentarão pela primeira vez suas coleções em Paris, entre eles Zac Posen, de 29 anos, e a dupla Proenza Schouler, uma das marcas que mais dão o que falar em Manhattan, que mostrará suas criações em salas privadas.

O estilista Kenzo festejará os 40 anos da criação de sua marca com um desfile no Cirque d'hiver, e da Espanha virá Estrella Archs, jovem estilista nascida em Barcelona, que se apresenta nas passarelas parisienses pela quinta vez.

Topo