Moda

Roupas e joias de Elizabeth Taylor em exposição em Nova York

Andrew Gombert/Efe
Vestidos que foram do acervo de Elizabeth Taylor são expostos na casa de leilão Christie's em Nova York antes de leilão que acontece no dia 13/12/2011 imagem: Andrew Gombert/Efe

Nova York - A legendária coleção de joias e vestidos de Elizabeth Taylor, com duas mil peças, será exibida a partir deste sábado em Nova York, prosseguindo até o dia 12 de dezembro, antes de um aguardado leilão.

Milhares de pessoas já compraram seus ingressos por antecipação, informou a casa Christie's, organizadora da exposição, em Manhattan.

O leilão das jóias será celebrado entre 13 e 14 de dezembro e contará com 269 colares, anéis e diamantes, broches e brincos, num valor estimado em mais de 30 milhões de dólares.

Um colar de rubis e diamantes, projetado por Taylor, que incorpora uma pérola do século XVI, pertencente à coroa espanhola - a famosa "Peregrina" -, tem valor calculado entre 2 e 3 milhões de dólares.

Também será leiloado o anel de diamantes e rubis que Richard Burton deu de presente de casamento à amada, bem como um bracelete de diamantes e platina presenteado pelo amigo, o cantor Michael Jackson.

Os vestidos e os acessórios a serem leiloados incluem peças Chanel, Christian Dior, Gianfranco Ferré, Givenchy, Valentino, Versace e Yves St Laurent, que contam um pouco da vida da estrela de Hollywood. Entre os modelos estão os dois vestidos que a atriz usou em seus dois casamentos com Richard Burton, em 1964 e 1975.

O vestido mais caro, o do primeiro casamento, tem valor estimado entre 40.000 e 60.000 dólares.

A diva dos olhos violeta gostava de joias magníficas, nunca discretas. Colares, pendentes de safira, ouro, diamantes, esmeraldas... "formam a maior coleção em um século", disse à AFP Marc Porter, presidente da Christie's Estados Unidos.

Liz Taylor faleceu no dia 23 de março de 2011 aos 79 anos.

Topo