Moda

Baile de gala do MET em Nova York se consolida como "Oscar da Moda"

Beyoncé, Lady Gaga, Madonna, Taylor Swift, Kim Kardashian e até Bradley Cooper e Johnny Depp participaram este ano do baile de gala do Metropolitan Museum of Art (Met), em Nova York, realizado nesta segunda-feira (2). Presidida por Anna Wintour, a toda-poderosa que comanda a "Vogue" americana, a festa passou a ser conhecida como o "Oscar da Moda" com o desfile pelo tapete vermelho, pelo qual passam vestidos ainda mais audaciosos do que aqueles usados pelas estrelas nos grandes prêmios do cinema.

Em matéria de audácia, aliás, a disputa foi bastante acirrada. Lady Gaga usava um Versace --um body todo prateado e botas plataforma altíssimas--, enquanto Madonna foi bem Madonna, com um Givenchy preto, com seios e derrière à mostra. Também de Givenchy, Beyoncé apareceu com um vestido de látex coladíssimo na cor salmão. A cantora Taylor Swift optou por um Louis Vuitton com estampa de cobra e sandálias gladiadoras na cor prata. Os fãs reclamaram.

Nas redes sociais, não faltaram críticas, piadas e alguns elogios dos internautas às escolhas das celebridades.

A festa acontece toda primeira segunda-feira de maio. Para participar desse evento mais do que exclusivo, cada um dos 600 convidados pagou US$ 30 mil. Mesas coletivas custavam US$ 275 mil. O evento arrecada fundos para o Instituto da Moda do Met. A cada ano, um tema é escolhido e, desta vez, foi "A moda na era da tecnologia" --o que talvez explique o excesso de prateados. A festa antecede a exposição homônima que ficará em exibição no Met de 5 de maio a 14 de agosto.

A editora-chefe da Vogue americana e diretora artística da editora Condé Nast, Anna Wintour, preside a gala desde 1995. Foi ela que transformou um jantar de gala comum de arrecadação de fundos em uma apoteose do glamour e da ousadia.

Entre os convidados estavam estilistas como Alexander Wang, Joseph Altuzarra, Tory Burch, Christopher Bailey, Marc Jacobs e Prabal Gurung; as atrizes Nicole Kidman, Emma Stone, Dakota Fanning, Kate Hudson, Mindy Kaling, Kerry Washington, Lena Dunham e Sarah Jessica Parker.

Topo