Topo

De vendedor de chá a modelo: como uma foto mudou a vida de um paquistanês

Arshad Khan vende chá em uma tradicional feira de domingo em Islamabad - Javeria Ali
Arshad Khan vende chá em uma tradicional feira de domingo em Islamabad Imagem: Javeria Ali

20/10/2016 13h38

Arshad Khan, de 18 anos, foi descoberto nas ruas de Islamabad e transformou-se em sensação nas redes sociais do país e da Índia.  

A vida de um chai wala (vendedor de chá) paquistanês mudou na noite para o dia após seu retrato ser publicado na internet.
 
Arshad Khan, de 18 anos, foi fotografado por Javeria Ali servindo a bebida em um mercado de domingo tradicional de Islamabad, capital do país asiático. Ela publicou a foto em 14 de outubro com a legenda: "Chá quente".
 
A imagem foi compartilhada milhares de vezes nas redes sociais do Paquistão e da Índia, com comentários sobre a beleza do jovem, em especial seus olhos azuis "penetrantes", fazendo com que a hashtag #ChaiWala chegasse ao topo da lista de assuntos mais comentados do Twitter.
 
Dias depois, ele apareceu em sua primeira campanha como modelo. A loja online de roupas Fitin.pk, de Islamabad, se apressou para contratá-lo.
 
Uma mensagem na página de Facebook da marca diz: "Chai wala não é mais chai wala, é wala da moda!"
 
Em entrevista a uma emissora local, Khan disse que sua família vive na cidade há 25 anos e que ele trabalha na tenda de chá há apenas alguns meses. O jovem nem sequer conhecia os aplicativos Instagram e Twitter antes da fama repentina.
 
O jornal paquistanês Express Tribune publicou reportagem em que relatou a busca pelo vendedor até encontrá-lo em seu posto de trabalho e questioná-lo se estava ciente de sua fama global.
 
"Sim, estou e fico incrivelmente feliz. Meus amigos estavam me mostrando as fotos nesta manhã", respondeu.
 
Um dos comentários publicados no Twitter sobre Khan veio do usuário @Shruti_writes, que fez um pedido de paz em nome do vendedor: "#ChaiWala vive no Paquistão. Por favor, não o bombardeiem".
 
A autora da foto diz ter ficado surpresa com a repercussão. "Não esperava que ele ficasse famoso. Para mim, era uma postagem casual e normal", disse Javeria à BBC.
 
Formada recentemente em Comunicação, ela fotografa casamentos e outros eventos em Islamabad e diz estar encantada com Khan.
 
"Fico feliz por ele, porque é merecido. É um rapaz incrível. Espero que consiga lidar com a fama e não seja explorado por pessoas interesseiras."