Moda

Instituto de Moda de Nova York prestará homenagem a Valentino

Getty Images
O estilista Valentino no baile "The White Fairy Tale Love" (06/07/2011) imagem: Getty Images

Nova York, 19 jul (EFE).- O estilista italiano Valentino será homenageado no dia 7 de setembro pelo conselho do Instituto de Tecnologia e Moda (FIT) de Nova York, que concederá um prêmio em reconhecimento a sua carreira profissional, informou a instituição.

"Valentino foi escolhido em reconhecimento a seu status de figura histórica para a moda da era moderna. Ele vestiu todas as lindas mulheres dos últimos 50 anos, desde Jacqueline Kennedy a Madonna", disse a diretora do Museu do FIT, Valerie Steele, em nota oficial.

Valerie elogiou o conceito clássico de beleza de Valentino Garavani (1932), que se situa entre "o classicismo e o bom gosto perfeito".

Valentino é o criador de uma tonalidade de vermelho que leva seu nome e que, segundo a diretora, "é a cor do amor e da paixão, é o "leitmotiv" de sua carreira e de sua paixão pela beleza".

A presidente do FIT, Joyce Brown, destacou "os croquis elegantes e atemporais" do costureiro italiano, que representa uma "lenda para toda pessoa que ama a moda", e que acredita ser uma "fonte de inspiração" para os outros estilistas.

Valentino entrou no mundo da moda em 1950 quando era apenas um adolescente e decidiu se mudar para Paris para estudar. A "Collezione Bianca", sua primeira coleção (1968), foi composta por desenhos simples em tons branco e marfim que chamou a atenção por sua elegância, e desde então foi considerado um dos grandes estilistas da alta costura.

Valentino Garavani foi aprendiz em Paris junto a outros que se revelaram igualmente grandes talentos da moda, como Yves Saint-Laurent (1936-2008) e Karl Lagerfeld (1933), que tiveram o privilégio de vestir rainhas, imperatrizes, primeiras-damas e atrizes, entre outras.

Entre elas, a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Jacqueline Kennedy, a atriz Ava Gardner, a imperatriz Farah Diba, a rainha Noor da Jordânia, a ex-primeira-dama dos EUA Nancy Reagan e a princesa Diana de Gales.

Além disso, suas criações vestiram atrizes como a falecida Liz Taylor, além de Jane Fonda, Jessica Lange, Sophia Loren, Anjelica Houston, Julia Roberts.

A entrega do prêmio, que anualmente é realizado na véspera da Semana da Moda de Nova York, deve contar com a presença de personalidades como as atrizes Anne Hathaway, Gwyneth Paltrow, Marisa Berenson e Claire Danes.

As modelos Gisele Bündchen, Naomi Campbell, Natalia Vodianov e Iman, e a princesa Ferial da Jordânia e a jornalista e apresentadora Barbara Walters também foram convidadas.

O homenageado de 2010 foi Karl Lagerfeld, e anteriormente, Dries Van Noten (2009), Isabel Toledo (2008), Alber Ebaz (2007) e Ralph Rucci (2006).

Topo