Moda

Museu de sapatos no Canadá expõe criações dos anos 20 e outros modelos raros

GEOVANNA MORCELLI

Enviada especial ao Canadá*

Com um acervo que engloba quase 5 mil anos de história, o "Bata Shoe Museum" em Toronto é um passeio obrigatório para quem não resiste a um novo par de sapatos e quer conhecer um pouco da evolução do item do vestuário.  

Na exposição "The Roaring Twenties - Heels, Hemlines and High Spirit", em cartaz até junho de 2012, o museu faz um panorama dos sapatos femininos da década de 1920, em que predominavam os modelos com tira em "T" no peito do pé, recortes inventivos, salto médio e bico fino levemente arredondado.

  • Geovanna Morcelli/UOL

    Duas das principais características dos sapatos dos anos 20 são as tiras em "T" e os recortes inventivos, como é possível visualizar nestes três modelos criados pela suíça Bally entre 1920-1925

Para a época em que as roupas ganharam formas soltas e referências do guarda-roupa masculino, os sapatos de luxo eram responsáveis por fazer um contraponto, explorando texturas com couros de réptil ou metalizados, tecidos adamascados e até mesmo bordados e aplicações de cristais.

A exposição traz ainda curiosidades históricas, como o fato de que nos anos 20 as mulheres não usavam sandálias, mesmo durante o verão. Foi só nos anos 30 que os modelos mais abertos começaram a ganhar alguma popularidade. Enquanto isso não aconteceu, os calçados fechados na frente e mais cavados no peito do pé eram considerados os ideiais para os dias quentes.

Raridades
Criado em 1979 com base no acervo pessoal de Sonja Bata - uma suiça que se casou com um empresário da indústria calçadista da República Tcheca em 1946 e migrou para o Canadá fugindo da Segunda Guerra Mundial - o museu reúne também peças desde o século 15, como os pontudos calçados originários da região da Cracóvia na Polônia, exemplares raros como os usado no período da Renascença, modelos usados especialmente para casamentos em meados de 1800 e também os sapatos diminutos datados do fim do século 19 e que eram símbolo de status entre as mulheres chinesas.

Bata Shoe Museum
327 Bloor Street West, Toronto - Canadá
www.batashoemuseum.ca

*A repórter viajou à convite da Comissão de Turismo do Canadá

Topo