Moda

Enfim, as ruas: conheça as tendências que finalmente serão hits de verão

DOLORES OROSCO

Colaboração para o UOL

Os estilistas conhecem a fórmula certeira para fazer de uma tendência um hit de verão. Peças que evidenciem a sensualidade da brasileira, com um decote mais profundo, um comprimento diminuto ou estampas que misturem cores fortes costumam ter rápida aceitação das moças.

No entanto, quando o modelito mexe com a arquitetura das curvas e passa longe do conceito de sexy mais óbvio, é preciso boa dose de esforço das grifes para que a proposta saia do “mundinho” e ganhe o “mundão”. Casos recentes foram o sapato Oxford e a calça saruel, que, após inúmeras exibições nas temporadas de moda, finalmente deixaram de causar estranhamento e caíram no gosto popular.

No verão 2012, antigos sonhos fashionistas prometem sair do reduto dos modernos para conquistar as ruas e as vitrines do varejo. Conheça alguns deles:

Macacão

Presença quase obrigatória nas últimas “fashion weeks” brasileiras, o macacão deve, enfim, invadir as lojas mais populares nesta estação. A aposta é do consultor de moda Clóvis Vieira. “É uma peça única, ideal para levar na mala nas férias”.

Para quem quiser incrementar o look, o consultor dá a dica. “Combine o macacão com uma camisa de algodão para o fim de tarde ou um acessório poderoso para sair à noite, como um colar ou um cinto para marcar bem a cintura”.

Mix de listras

Clóvis também aposta na força das listras. Mas esqueça o estilo náutico, limitado ao azul e ao vermelho, que já ganhou as ruas há um bom tempo. “Para inovar, as marcas apostaram em outras larguras de listras e novas composições de cores”, diz o sylist.

Plataforma

Segundo a consultora de moda Helen Pomposelli, a brasileira está revendo o conceito de que salto agulha é essencial para compor um look “femme fatale”.

“Há varias estações a plataforma vem chegando de mansinho e acho que neste verão será a vez dela, tanto em produções mais sofisticadas, quanto nas mais esportivas”.

A consultora destaca a plataforma horizontal, inspiradas no estilo oriental, como as lançadas pelas grifes Osklen, British Colony e New Order. “É um salto grosso e único, que deixa o pé reto no sapato”.

Branco total

A consultora também acredita que o visual “total white” deixará de ser visto pelas brasileiras como “roupa de Réveillon”. “As mulheres adoram um pretinho básico, mas são resistentes ao branco. Mas isso vai mudar neste verão”, aposta Helen.

Metalizados para o dia

Já o stylist Thiago Ferraz defende que o metalizado sairá do crepúsculo e será visto em plena luz dos dias mais quentes que vêm aí. “Sempre tivemos a ideia de que brilho é para a noite. Bobagem. Combinadas com peças de materiais mais simples, como algodão ou jeans, podem muito bem ser usadas no dia a dia”. 

Saias com fenda lateral

O sucesso das saias longas no último inverno deve se estender nesse verão. Com um detalhe a mais: fendas provocantes.  “Ainda não consegui entender como essa moda não pegou por aqui, já que a brasileira ama explorar sua sensualidade na hora de se vestir”, questiona o stylist Alexandre Schnabl.

“Versace e Gucci mostraram lá fora e várias grifes nacionais já desfilaram fendas. Não tem escapatória, é neste verão ou nunca!”, garante o stylist. “A Angelina Jolie adora exibir as pernas em vestidos longos no tapete vermelho. Fenda é coisa de diva mesmo e a brasileira vai adotar.”

Topo