Moda

Semanas de moda de NY e Londres mudam suas datas para não coincidir com Paris e Milão

Olivier Morin/AFP
Modelo desfila look da Gucci na semana de moda de Milão Verão 2012 imagem: Olivier Morin/AFP

Do UOL, em São Paulo

Duas vezes ao ano, em fevereiro e setembro, acontecem as quatro principais semanas de moda do mundo e, para que as datas não colidam, em 2008 foi firmado um acordo de que os desfiles aconteceriam sempre na seguinte ordem: Nova York, Londres, Milão e Paris.

Logo após o término da temporada de Verão 2012 de Milão no ano passado, Mario Boselli, chefe da Camera Nazionale della Moda  e responsável pela semana de moda italiana, anunciou que realizaria a temporada de Verão 2013 antes do previsto, quebrando o acordo e fazendo com que a data coincidisse com as de Nova York e Londres.

Em seguida, Nova York alegou através de uma carta aberta que não adiantaria sua data. “A cada ano, o calendário avança um dia. Em alguns anos, ele será melhor para algumas cidades, em outros  anos, não”, escreveu Diane Von Furstenberg, presidente do conselho de estilistas americanos. O Conselho de Moda Britânico também não ficou satisfeito e declarou "decepcionante" a decisão de Mario Boselli. Em dezembro de 2010, Paris anunciou que também manteria a data original divulgada.

Após meses de negociações, nesta quarta-feira (18), finalmente o impasse foi resolvido. Nova York e Londres cederam à pressão e anteciparam-se em uma semana. O calendário de Verão 2013 fica assim: 

- Nova York: de 6 a 13 de setembro de 2012;
- Londres: de 14 a 18 de setembro de 2012;
- Milão: de 19 a 25 de setembro de 2012;
- Paris: de 26 a  4 de outubro de 2012.

Topo