Moda

Dono de agência dá 5 dicas para se tornar uma topmodel

Alexandre Schneider/UOL
Aline Weber, Nadine Ponde e Daiane Conterato são modelos brasileiras com carreira internacional imagem: Alexandre Schneider/UOL

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

Bruno Soares é presidente da Alpha Group, agência de modelos que cuida da carreira das modelos Aline Weber e Nadine Ponce, uma “new face” que na sua primeira temporada internacional de Verão 2012 desfilou para Yves Saint Laurent, Versace, Chanel, Christopher Kane, Alexander McQueen, Miu Miu e Prada.
 
Soares já foi modelo, fotógrafo e sócio da Agência Next por cinco anos. Com a experiência nos diferentes lados da carreira, ele dá dicas para as meninas que sonham em ser a próxima Gisele.

Como se tornar uma top

1. “A menina tem que se encaixar no biótipo mínimo da moda: altura a partir de 1,77m, 89 cm de quadril e ter pouco busto”. Bruno explica que quanto menos busto a modelo tem, melhor o caimento da roupa
2. “A moda é temporal. A cada dois anos, o mercado procura um novo tipo de beleza, como aconteceu com as russas, tchecas e por aí vai. São poucas as modelos que conseguem nos dias de hoje durar no mundo da moda”
3. “A preparação de uma modelo leva um tempo considerável. Ela recebe aulas de passarela, de fotografia, etiqueta e até de conversação. É importante que esteja preparada para uma entrevista com cliente - muitas vezes, uma frase bem colocada pode fechar um grande contrato”
4. “A idade mínima para desfilar é 16 anos. A concorrência é tão grande que muitas agências podem começar a preparação de uma modelo a partir de 14 anos. Mas isso é cada vez mais raro, porque o investimento é alto, e o retorno, muito incerto”
5. “O caminho para ser uma top model passa por várias fases, e depende também do fator sorte, como ser escolhida para abrir ou se destacar nos desfiles importantes da temporada europeia, posar para um fotografo reconhecido para um editorial de revistas de prestígio, fechar uma campanha de moda, ter um contrato exclusivo com alguma marca. Além da sorte, tem que ter um planejamento criterioso sobre a carreira da modelo”
Topo