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Moda de grife por menos: crescem as parcerias fashion com marcas populares

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Os sapatos da parceria de Reinaldo Lourenço para a loja online Shoes4You custam R$ 99 o par imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

Na última década, tem crescido a cada dia o número de parcerias de grandes nomes da moda com marcas populares e lojas de departamento. Redes fast fashion de todo o mundo atendem ao desejo do consumidor de usar criações de estilistas e marcas consagradas a preços acessíveis.

Estas parcerias, porém, não são recentes na moda: em 1959, o estilista franco-italiano Pierre Cardin foi expulso da Chambre Syndicale de la Haute Couture (Câmara Sindical da Alta-Costura), a associação da alta-costura, por criar uma coleção de prêt-à-porter com a loja de departamentos Printemps.

A rede fast fashion sueca H&M foi a responsável por voltar os holofotes da moda para as parcerias quando, em 2004, lançou uma coleção assinada pelo estilista da Chanel, Karl Lagerfeld. A partir daí, uma enxurrada de marcas renomadas começaram a fechar negócios com lojas populares. Roberto Cavalli,  Jimmy Choo, Viktor & Rolf, Stella McCartney, Comme des Garçons, Matthew Williamson, Sonia Rykiel e Lanvin também criaram para a H&M.

A rede de supermercados Target lançou recentemente uma coleção com Jason Wu, estilista queridinho da primeira-dama norte-americana, Michelle Obama, além de já ter lançado uma coleção com a italiana Missoni. O designer dos tapetes vermelhos hollywoodianos Giambattista Valli já criou para a Macy's, e Karl Lagerfeld, além da H&M, também lançou uma coleção para a loja online Net-a-Porter.

Os brasileiros vêm seguindo o exemplo das marcas internacionais e estão, a cada dia, anunciando mais parcerias. A Riachuelo foi quem apertou o "start" e, em 2001, lançou uma coleção do estilista Fause Haten. Nos últimos anos, o magazine fechou com Oskar Metsavaht, da Osklen, Cris Barros, Thaís Gusmão, Pedro Lourenço e realizou o projeto Fashion Five, com as marcas Huis Clos, André Lima, Martha Medeiros, Juliana Jabour e Maria Garcia.

A C&A entusiasmou as fashionistas brasileiras quando trouxe uma linha da estilista inglesa Stella McCartney para suas araras. Reinaldo Lourenço, Gloria Coelho, Isabela Capeto, Amir Slama, Alexandre Herchcovitch, Maria Bonita Extra e Sergio K foram outros nomes que criaram para a rede.

O setor calçadista também entrou para a febre das parcerias. A Shoestock já teve coleções de Gloria Coelho e Huis Clos, e, há pouco tempo, foi divulgada a de Alexandre Herchcovitch para a Via Uno.

Veja outras parcerias anunciadas rentemente:

Reinaldo Loureço para Shoes4You
O estilista Reinaldo Lourenço assina uma coleção de cinco modelos para a loja virtual Shoes4You. São três sapatilhas e duas sandálias de salto que custam R$ 99 o par.

Maria Filó para C&A
A marca jovem e romântica Maria Filó cria uma coleção de cerca de 60 modelos para a fast-fashion C&A. As peças chegarão às araras de 95 lojas da rede na primeira quinzena de março com um preço médio de R$ 79.

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    Juliana Jabour lança para o Inverno 2012 segunda parceria com a Riachuelo, os preços vão de R$ 60 a R$ 230

Juliana Jabour para Riachuelo
Após participar, no ano passado, do Projeto Fashion Five da Riachuelo, Juliana Jabour repete a dose e lança segunda parceria com a fast-fashion, desta vez com uma linha exclusiva para o Inverno 2012. Serão 40 peças, entre roupas e acessórios, de criações novas e releituras de coleções passadas. Os preços vão de R$ 60 a R$ 230 e a coleção chega às lojas no dia 1º de março.

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    O estilista Amir Slama lança segunda parceria com a Phebo. A colônia custa R$ 66,15 e o difusor para ambientes R$ 102

Amir Slama para Phebo
O estilista ex-Rosa Chá lançou sua segunda parceria com a Phebo. Amir Slama já havia criado um kit de sabonetes para o dia dos pais do ano passado e agora põe à venda uma colônia, por R$ 66,15 e um difusor para ambientes, por R$ 102. O perfume reúne toques de laranja, gengibre, lima da Pérsia, patchouli, cedro branco e pimenta preta. Os produtos já estão à venda no site da Phebo.

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