Moda

Obama tem apoio do mundo da moda; será que as peças da campanha viram tendência?

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Camisetas criadas por estilistas famosos para a coleção Runway to Win, criada para arrecadar fundos para a campanha de Barack Obama imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

O presidente norte-americano Barack Obama está em campanha pela reeleição e tem ao seu lado um dos nomes mais poderosos da moda, Anna Wintour, a editora-chefe da “Vogue” nos Estados Unidos.

Além de ser a principal responsável por levantar doações para a campanha democrata de 2012 (com mais de meio milhão de dólares arrecadados), Anna Wintour reuniu importantes estilistas do país para criar camisetas e acessórios em prol do novo mandato. Marc Jacobs, Diane Von Furstenberg, Vera Wang, a dupla Georgina Chapman e Keren Craig, da Marchesa, e os novos talentos Alexander Wang, Thakoon e Rag & Bone estão entre os participantes da coleção Runway To Win (“passarela para a vitória”, em inglês), que é vendida no site de Obama a preços que variam de US$ 40 a US$ 95 – a entrega está restrita aos Estados Unidos.

Mesmo as peças sem assinatura (de estilistas famosos) da campanha de Obama investem em um design moderno, com diferentes opções de estampas e apelo do streetwear (como os bonés todos pretos ao estilo dos rappers) e dos esportes (como a camiseta inspirada nos uniformes de basquete). O cuidado estético é mais evidente quando se compara estas peças aos itens vendidos pelos concorrentes republicanos, marcados por modelos simples e em menor variedade> A exceção fica por conta dos itens a favor do pré-candidato Ron Paul.

Na última campanha presidencial, as camisetas de Obama, com a ilustração do designer Shepard Fairey, caíram no gosto dos fashionistas, até no Brasil. A top Raquel Zimmermann e o diretor criativo do SPFW, Paulo Borges, por exemplo, circularam com a peça durante a temporada de moda paulistana em janeiro de 2009, após a vitória democrata.

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Os novos modelos de camisetas pró-Obama vão virar tendência?

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