Tendências de moda

Aprenda a usar os estilos de bota da estação

Henriete Mirrione

Do UOL, em São Paulo

A moda está realmente democrática e os estilos de botas em alta são um bom exemplo disso. A maior e mais forte novidade é a bota vazada, ou cut out, que tem recortes inusitados, principalmente nas laterais. Mas também vamos ver muito nas ruas as botas de cano médio, as peep toes, meia-pata, de salto anabela, com franjas, coturnos, no estilo caubói e as eternas ankle boots, que são as botas na altura do tornozelo.

Getty Images
Quem tem os quadris largos como a atriz Vanessa A. Williams deve investir nas botas de cano baixo imagem: Getty Images

Quando se fala em cores, o preto e o marrom continuam dominando as prateleiras, porém existe espaço para modelos em marinho, cinza ou vinho. Se a cor for vibrante, mas você está insegura de chamar muita atenção, prefira peças com poucos recortes e adornos, pois nesses casos o tom será o destaque. 

Como usar?

Elas são companheiras para quase todas as horas. A exceção está em ocasiões formais, como casamentos e eventos corporativos. Salvo nesses casos, use a bota sem medo. Deixe os saltos finos para a noite e aposte em coturnos para a correria do dia a dia. “O grunge é uma tendência muito forte para a estação e com ela as botas mais pesadas e com tachas ficam perfeitas”, diz a diretora de moda da Olook, Helena Linhares.

Getty Images
A saia evasê aliada às botas de cano médio pode ser usada em qualquer tipo de corpo. A atriz Dianna Agron acertou no look imagem: Getty Images

As mulheres de quadris largos devem evitar botas de cano muito alto ou usar uma meia-calça ou legging da mesma cor da bota, suavizando o corte na silhueta. Quem tem poucas curvas fica melhor com as de cano acima do joelho ou médio. 

Calça ou saia?

“As botas de cano ajustado são apropriadas para serem usadas por dentro de calças retas ou flare (modelo que lembra as antigas "boca de sino"). Já aquelas com fivelas e detalhes devem ser usadas por fora de calças skinny”, explica a estilista da Capodarte, Ana Carolina Fussiger.

Saia curta cai bem com todos os modelos de botas, entretanto, na hora de combinar, pense no estilo da roupa e da bota para ficar em harmonia.

Com a saia lápis, a dica é investir em uma ankle boot de salto alto, já que este tipo de saia exige um salto para deixar o visual mais harmonioso. Combine a saia midi, de comprimento abaixo dos joelhos, e a evasê com a bota de cano médio.

Divulgação
Botas de cano ajustado devem ser usadas por dentro da calça imagem: Divulgação
Divulgação
Modelos com detalhes ficam melhores sobre a calça imagem: Divulgação

Topo