Topo

Leggings estampadas aquecem de forma descolada; aprenda a usar

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

08/08/2014 16h48

No inverno, a legging é uma alternativa confortável e prática para manter as pernas aquecidas. Quando aparecem em padronagens estampadas, ainda ajudam a atualizar o visual e  podem servir para afinar ou encorpar a silhueta. Mas, assim como outras peças fashion, ela divide opiniões e pode confundir na hora de escolher entre tantas opções existentes. O UOL Moda conversou com especialistas para saber quais as estampas mais bacanas para o Inverno 2014 e como adequá-la ao seu corpo.

Padronagens
Para Bruna Ortega, especialista em tendências da WGSN --empresa de estudos relacionados a tendências--, a estampa floral com fundo escuro apresentada na passarela pela grife Givenchy é a mais forte do momento. "O xadrez também funciona bem no inverno porque é um clássico", diz. Entre as cores, a consultora de estilo Titta Aguiar aponta em preto, vermelhos intensos, roxo e até tons fortes de amarelo. "As estampas florais e o xadrez são as principais da temporada, mas as abstratas também estão pegando por aqui", conta.

Corpo
Inspiradas na proposta da grife francesa, outras marcas investem na flores. Para Arlindo Grund, consultor de moda e apresentador do programa "Esquadrão da Moda" (SBT), a nova moda é uma ótima opção para a mulher brasileira. "O fundo escuro é um truque que ajuda a disfarçar o quadril largo", avisa.

Atemporal, a estampa de oncinha não sai de cena e aparece nas leggings de marcas nacionais e internacionais. No entanto, essa e outras padronagens com inspiração nos pelos e escamas de animais ficam sensuais demais para uma legging, que é justa e já chama atenção por isso. "É preciso ter cuidado na hora de usar e, para não ficar vulgar, vale cobrir a área pélvica e o bumbum com blusas mais compridas e soltinhas, que sejam básicas, para não parecer exagero", explica Grund.

Titta explica que as regrinhas para não cometer deslizes na hora de arriscar na estampa são básicas: "As menores e delicadas podem ser usadas por mulheres mais gordinhas, assim como as com listras verticais, que ajudam a alongar o corpo. Para as magrinhas, sugiro investir nas estampas maiores, largas e com listras verticais", diz.

Outro detalhe importante: se o seu objetivo é afinar ou alongar, escolha modelos compridos, que sigam até o tornozelo", finaliza Grund.

Se a sua vontade é usar a legging para substituir a meia-calça,  procure modelos de tecido mais fino e garanta a numeração certa, mas que fique bem justa, sem parecer que você tem alguns quilinhos a mais. Para Arlindo Grund, a legging é aliada das mulheres que pretendem desfilar pernas mais grossas e um bumbum avantajado por aí. "A peça pode criar o volume que a meia-calça não consegue, mas é preciso observar bem no espelho e ver se as formas alcançadas realmente estão favorecendo o visual", diz.