Últimas de Estilo de vida

Estilo e conforto caminham juntos na hora de escolher o tênis de corrida

Bianca Iaconelli

Do UOL, em São Paulo

Correr está na moda. O esporte tem reunido cada vez mais adeptos que, seja na esteira ou na rua, correm em busca de uma melhor qualidade de vida. Até mesmo nessa hora, a moda é uma aliada: afinal; vestir um tênis estiloso para a prática pode servir de incentivo para os mais vaidosos. Mas não basta olhar um modelo bonito na loja ou pela internet e comprar. Por se tratar de um acessório que terá importante função para a saúde do seu corpo, é preciso ficar de olho em alguns detalhes técnicos. Você sabe, por exemplo, qual é o seu tipo de pisada? Esse é uma particularidade importante na hora de sair às compras.

"Correr com um tênis inadequado pode causar tendinites, dores articulares, canelites e até fraturas por estresse", explica Jomar Souza, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). Além disso, o médico alerta que é necessário trocar o tênis de corrida, em média, a cada 700 km ou quando apresentar deformidades causadas pelo uso. "Os sistemas de amortecimento de impacto levam mais de 24 horas para voltar ao normal. Por isso, também é interessante ter mais de um par e revisar o uso, ao longo dos dias de treino".

Conforto e estilo
Para as marcas, design e performance são importantes, mas saúde não fica de escanteio. Existem preocupações relacionadas com cada parte do tênis, como, por exemplo, o tecido usado em sua confecção, que precisa permitir a transpiração; isto é, permitir a entrada e a saída de ar, a fim de evitar bolhas e odores. "Para obter características como essas, é preciso confeccionar um produto mais orgânico e minimalista, que se torne imperceptível durante a corrida", explica Rodrigo Barreiros, gerente de produtos da marca Mizuno. Julian Salgueiro, gerente de marketing da marca New Balance no Brasil, reitera: "Os tecidos de hoje são confeccionados em mesh, ou seja, possuem tramas de costura mais abertas, justamente para obter esta função".

Atualmente, os tênis atraem todos os olhares nas corridas. Isso porque suas cores estão cada vez mais chamativas. Sem contar as combinações e novas tecnologias (como amortecedores) que trazem certo charme fashion aos modelos. "Antigamente, eram poucas opções e em cores mais básicas, como preto, branco ou cinza. Hoje, os tênis estão bem mais descolados e voltados ao universo da moda. Para mulheres, principalmente, há uma oportunidade maior de combinar com os tons e estampas de camisetas, shorts, calças ou tops de corrida", afirma Salgueiro. Entre as preferências de vendas, segundo o gerente de marketing da New Balance, estão tons como pink, amarelo fluor, laranja, turquesa e verde: tudo bem cheguei. Veja alguns modelos no álbum acima.

Cinco dicas para encontrar seu tênis de corrida

  • 1)

    Leve uma meia de casa, para calçar junto com o tênis na loja. Assim você perceberá exatamente o conforto que o modelo proporciona e se, por exemplo, o modelo vai "engolir" a parte traseira da meia, causando desconforto no calcanhar

  • 2)

    Faça uma pesquisa na internet para definir o que você quer em termos fashion, assim, na loja, você pode se concentrar nas questões de conforto o funcionalidade

  • 3)

    Cadarços elásticos ajudam. "Para evitar que o cadarço aperte demais, indico aqueles confeccionados com materiais elásticos, que vão automaticamente se adaptar ao formato do seu pé", aconselha o gerente da New Balance.

  • 4)

    Simule pequenos tiros de corrida na loja. Deixe a vergonha de lado, o importante é saber se o tênis vai ajudar, de fato, a melhorar sua corrida. Alguns pulos para sentir o sistema de amortecimento agir nos calcanhares e joelhos também são válidos.

  • 5)

    Vá à loja com roupa de ginástica. Afinal, se a ideia também é investir no visual, é importante saber se o tênis combina com as peças que você usa na atividade física.

 

Topo