Moda

Blogueiras plus size mostram que é possível vestir qualquer peça com estilo

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

Conhecer seu próprio corpo e definir o que deseja evidenciar dele é fundamental para começar a criar boas composições e não deixar de usar uma ou outra peça por vergonha de exibir a silhueta. Para criar um visual sem erros, é preciso se sentir segura e confortável, mas nem sempre isso é tarefa fácil, principalmente no caso das mulheres que vestem plus size.

Em busca de dicas, conversamos com blogueiras brasileiras de moda especializadas em tamanhos grandes, que deram dicas de estilo para provar que mulheres acima do peso podem ficar bem em qualquer peça de roupa. Para Isabella Trad, blogueira do projeto batizado de Plus Size Depressão, o segredo para se sentir bem é vestir o que dá vontade, mas também conhecer o corpo. "Não me sinto uma viciada em moda, mas em todas as minhas composições existe uma coisa que presto atenção: o formato do meu corpo", revela. Sua página online aborda com humor as situações cotidianas da vida das mulheres acima do peso.

Uma das reclamações dessas mulheres é a falta de informação para esse público. "Precisamos de mais referências de moda para o nicho plus size e acho que as blogueiras são as que melhor desempenham esse papel atualmente", diz Paula Bastos, 31 anos, que assina o blog Grandes Mulheres. Para ela, uma regra básica é usar o clássico truque de combinar uma peça mais justa com outra mais solta para não errar.  Já a modelo plus size Carla Manso, responsável pelo blog Fat Fashion, acredita que não precisa existir regra.  "O conforto e a segurança estão no uso de peças do manequim adequado e que estejam de acordo com o estilo da mulher ", garante.

Lingerie certa
Além de prestar a atenção na modelagem e no caimento da roupa no corpo, é essencial usar o tipo de lingerie correto. "A calcinha e o sutiã precisam ser do tamanho certo para não dividir o corpo e fazer marcas, diz Vanessa Raya, que assina o blog Sapatinho de Cristal. Com isso, blusas e vestidos transpassados, cintura no lugar ou alta, estampas grandes, modelagens bem justas, minissaias e decotes profundos que valorizam o busto podem ser usados sem medo.

Na hora de compor o look é importante também pensar em equilibrar peças para não pesar no visual. "Se a barriga é saliente, vale usar uma blusa mais soltinha na região. Se colocar um body justo, prefira uma saia rodada ou calça mais solta. Mas se a saia for justa, o ideal é combinar com uma camisa fina mais solta ou uma regata de seda", explica Débora Fernandes, do blog que leva seu nome. No entanto, ela ainda afirma que se a mulher tem atitude, pode usar o que quiser sem esconder as curvas.

Para Mel Soares, do blog Relaxa aí, Fofa, algumas mulheres gordas usam como truque as cintas modeladoras para ficar com tudo em cima. Para ela não há problema nenhum nisso e o truque pode ser aliado de muitas pessoas que ainda se sentem inseguras com o corpo. "Uma mulher de cinta, seja ela gorda ou magra, pode se sentir mais confiante ao usar uma peça justa", conta.

Ajuda na internet
Carol Caran, que começou o blog Maggníficas em 2003, descobriu a moda plus size pela internet. "Foi fantástico perceber que eu não precisava esperar emagrecer para ter o estilo que eu sonhava ter", lembra. Com a ajuda de mais duas amigas, turbinam o espaço divulgando fotos de suas composições fashionistas e inspiram outras mulheres. Uma de suas dicas é pensar em evidenciar os pontos fortes e chamar menos atenção para os que você, de repente, não gosta tanto. "É tudo uma questão de autoconhecimento. Não existe peça proibida, existem aquelas que não deixam a mulher tão confortável ou segura", diz.

"Eu acho legal valorizar o que temos de mais bonito, o que nos deixa confortável em exibir. Colo bonito? Abuse dos decotes. Suas pernas são de parar o trânsito? Use saias, vestidos e shorts curtinhos. Barriga de fora para gordinhas já foi tabu, mas hoje temos opções de tops cropped que valorizam a silhueta sem deixar gordurinhas indesejadas à mostra, por exemplo", conta Alinne Rosa, colaboradora do Maggníficas.

História de sucesso
Renata Poskus criou o blog Mulherão em 2008. "É uma página que servia apenas como diário virtual", lembra. Para provar de que dá para ser estilosa mesmo estando acima do peso, depois do sucesso virtual Renata criou um evento de moda segmentado, batizado de "Fashion Weekend Plus Size", que já está em sua décima edição. "No blog faço matérias de comportamento, beleza e moda. Digo o que favorece cada tipo de corpo, mas não proíbo nada. Dizem, por exemplo, que gorda só pode usar preto, mas prefiro sugerir que minhas leitoras usem uma roupa branca estruturada, do que uma preta largona, que esconda as curvas da mulher plus size", conta Renata, que hoje se diz feliz com o resultado do projeto. "Pelo blog inspiro até as mulheres magrinhas", finaliza.

Topo