Últimas de Estilo de vida

Vestidos com fendas fazem sucesso entre as famosas; aprenda a usar

Carolina Maggi

Do UOL, em São Paulo

As fendas profundas não são novidade e, há décadas, são sinônimo de sensualidade. O recorte, que pode ser discreto ou generoso, é visto dentro e fora das telas do cinema, reforçando a imagem de "bombshell" (símbolo sexual) das famosas de Hollywood.

No Brasil, as fendas reveladoras chamaram a atenção ao exibirem as pernas de convidadas do casamento de Thiaguinho e Fernanda Souza, que aconteceu na última terça-feira (24). Luiza Possi, no entanto, acabou mostrando demais ao usar um vestido do tipo.

Para isso não acontecer com você, o UOL Moda conversou com especialistas que deram dicas de como ficar elegante sem escorregar no visual.

Equilíbrio
A fenda é um elemento que acrescenta sensualidade ao visual, portanto é preciso equilibrar a produção. "Para não cair na vulgaridade, se o seu vestido tiver um recorte revelador, que então não tenham outros detalhes provocativos, como decote amplo, transparência ou modelagem justa", explica a consultora de imagem Luciana Ulrich.

É importante prestar atenção na combinação do vestido com o sapato e os acessórios. "As pernas ficam de fora e o vestido torna-se uma moldura para um belíssimo par de sapatos. Como o decote estará discreto, invista em um colar importante ou brincos vistosos", indica Eduardo Pombal, estilista da grife Tufi Duek.

Para um visual mais leve, escolha sapatos que deixem o peito do pé à mostra. Assim, cria-se um efeito de pernas mais alongadas, resultando em um look mais sofisticado. "Sandálias estilo gladiadora, por exemplo, devem ser evitadas", recomenda a professora do núcleo de criação da Sigbol Fashion, Talita Guiraldelli.

Altura da fenda
A altura ideal da fenda varia e depende do tamanho de quem for usá-la. O ideal é que sua profundidade seja decidida durante a prova de roupa.

O conforto é muito importante para um look elegante e deve ser levado a sério para que a mulher não se sinta incomodada ao longo da festa. "Na hora de provar a peça, é preciso sentar, levantar, cruzar as pernas e constatar que não haverão revelações indesejáveis. Alguns vestidos têm fendas com zíper, o que facilita na hora de regular a abertura", sugere Talita Guiraldelli.

Para qualquer mulher
A fenda é democrática, pode ser usada por qualquer mulher e favorece diferentes tipos de corpos. "Mulheres com o corpo 'triângulo invertido', que tem os ombros mais largos que o quadril, equilibram o visual, já que a atenção fica voltada para as pernas. A fenda também dá a impressão de pernas mais finas. Já um vestido com fenda central ajuda a alongar a silhueta das baixinhas, mas sempre combinada com um sapato que deixe o peito do pé à mostra”, ensina Talita.

Apesar de atender a todos os tipos físicos, a peça com abertura deve ser evitada em algumas ocasiões e ambientes, como locais profissionais ou religiosos. "Em festas de empresa, onde é necessária uma imagem séria e profissional, talvez não seja uma boa escolha", alerta Luciana Ulrich.

Topo