Vídeos

Moda dos anos 90 está de volta com tudo; veja em quais peças apostar

Carolina Maggi

Do UOL, em São Paulo

Com o vai e vem de tendências, a cada estação uma década passada tem destaque entre as grifes e ganha rapidamente as araras das lojas e a moda de rua. Recentemente, o destaque é para a volta dos anos 90, período que ainda está na memória de muita gente. "A moda é cíclica e o que foi tendência nos anos 90 já é vintage hoje em dia", conta a estilista Heloisa Faria ao UOL Moda.

As modas daquele tempo ganharam toques modernos, ainda que algumas delas tenham sido consideradas cafonas. Quem se imaginou combinando jeans com jeans de novo? E o tênis esportivo usado com roupas sofisticadas? Mostrar a barriga também pode e quem quer estar com o look em dia acaba usando, mesmo que já tenha falado mal. "As pessoas e as ideias mudam muito. Na moda é assim, um dia eu odeio e em outro eu amo", afirma o estilista Vitor Zerbinato.

Moda acessível
O estilo dos anos 90 preza pela modelagem mais simples, tornando-se uma moda acessível e fácil de ser usada. "A moda dessa época, com o xadrez do grunge, o jeans, o moletom, o esportivo e o minimalismo é menos ousada, facilmente absorvida e muitas vezes mais barata. Em um momento de crise econômica, como o de agora, a tendência é investir no que é mais comercial", explica o stylist Henrique Tank.

Além disso, algumas pessoas que viveram esse momento ainda têm parte das peças no guarda-roupa, o que torna ainda mais fácil incorporar o que é mostrado nas passarelas ultimamente. "Isso ainda incentiva o consumo consciente, que tem sido bastante discutido hoje em dia", afirma Tank.

Do armário da mãe
Ohana Fernandes, 24, estudante de moda do Rio de Janeiro, é uma das pessoas que herdou peças do armário da mãe, que fazem parte do seu estilo hoje em dia. "A maioria das camisetas estampadas e com logos que eu uso vieram da minha mãe, que trabalhava em loja de roupa na época e tinha muita coisa em casa", conta.

Entre as suas peças favoritas estão os tops cropped e saias com estampa xadrez. "Eu fui grunge quanto tinha uns 12 anos e usava até boné, mas aqui é muito quente para usar camisa xadrez de flanela", explica. Ela ainda confessa que é adepta de outra tendência polêmica da época: sandálias de plástico com meias, que não deixa de usar nem no forte verão carioca, assim como coturnos e tênis. Outra influência da época no estilo de Ohana são os clubbers, tribo urbana conhecia por ouvir música eletrônica e usar peças cheias de cor.

Ela também é fã de cabelos coloridos, que foram febre no fim dos anos 90 e já fizeram a cabeça de algumas celebridades como Kate Bosworth, Julianne Hough, Nicole Richie e Hilary Duff. "Fiquei dez anos com o cabelo loiro aí vi na internet uma menina com o cabelo lilás e resolvi fazer igual", conta.

Atualizando o look
Quem pretende aderir à estética da época sem correr o risco de ficar com o look datado, basta tomar alguns cuidados. "Quando as tendências voltam, elas já chegam repaginadas pelas grifes. Para atualizar o visual, misture com peças que você já use no dia a dia", indica Henrique Tank.

Outro truque é combinar as roupas com outras de épocas diferentes. "Acredito que misturar as tendências de outras décadas faz com que o meu look não pareça datado", diz Ohana. Henrique Tank dá a dica: "Use um top cropped, por exemplo, com uma calça cigarrete de cintura alta, que foi moda nos anos 50". 

Para o estilista Vitor Zerbinato, uma boa opção é misturar peças dos 90 com aquelas mais elegantes. "A camiseta de logo pode ser combinada com uma saia lápis ou então com roupas em alfaiataria", finaliza.

Tendências com cara noventista

  • iStock

    Look grunge

    O grunge, estilo musical que teve início no final dos anos 80 e estourou nos 90, tornou-se também uma tendência de moda. A peça principal era a camisa xadrez de flanela, que poderia estar amarrada na cintura para dar charme ao look

    Imagem: iStock

  • iStock

    Coturnos

    Os coturnos completavam a pegada rocker que a estética grunge tinha, arrematando a camisa xadrez e o jeans em um visual mais agressivo e cheio de atitude

    Imagem: iStock

  • Manuela Scarpa/Photo Rio News

    Top Cropped

    Queridinhos das celebridades e anônimas atualmente, o top cropped também era sensação nos anos 90. Sumiu por um tempo e voltou com tudo

    Imagem: Manuela Scarpa/Photo Rio News

  • Reprodução/Instagram/@kyliejenner

    Tattoo choker

    O look urbano é bastante presente nos anos 90, principalmente aquele com influências esportivas. Kylie Jenner, a irmã mais nova de Kim Kardashian aliou duas tendências da época: o boné e a gargantilha estilo tatuagem. Outro estilo de gargantilha comum na época e que está de volta tem a tira de veludo e um pingente central

    Imagem: Reprodução/Instagram/@kyliejenner

  • AP

    Logotipos e sportswear

    As peças esportivas, como moletons, e as camisetas com logos bem evidentes também foram marcantes durante a década de 90. Agora, eles saíram do ambiente exclusivamente esportivo e invadiram as ruas. Em produções mais elaboradas, são combinados com peças sofisticadas e salto. Já os tênis ganharam status moderno e foram agregados a peças inusitadas, como as de alfaiataria

    Imagem: AP

  • Getty Images

    Minimalismo

    Em oposição, o minimalismo é o lado discreto da moda dos anos 90. Modelagens simples e sem muito contraste de cores, a tendência também serve de referência para os desfiles atuais, como o de Stella McCartney (imagem)

    Imagem: Getty Images

  • Grosby Group

    Jardineira

    A jardineira jeans é outra peça que ressuscitou dos anos 90. Ela pode ser combinada com camiseta e tênis, para um look mais despojado, ou camisa e salto alto, em um look mais sofisticado

    Imagem: Grosby Group

  • Reprodução/Instagram

    Jeans total

    A combinação de jeans com jeans foi considerada brega por um tempo, mas bastou estar em evidência de novo para que as fashionistas esquecessem o passado e aderisse à moda

    Imagem: Reprodução/Instagram

Topo