Moda

Coleções da SPFW chegarão às lojas logo após desfiles, anuncia Paulo Borges

Alexandre Schneider/UOL
Desfile do estilista Alexandre Herchcovitch na temporada Inverno 2016 da SPFW imagem: Alexandre Schneider/UOL

Do UOL, em São Paulo

Em entrevista ao jornal "O Estado de S.Paulo", Paulo Borges, organizador da São Paulo Fashion Week, anunciou que a partir de 2017 o evento terá seu calendário alterado para que as coleções cheguem às lojas logo após, ou até simultaneamente, aos desfiles e que o evento abandonará nomenclaturas baseadas nas estações do ano, como Inverno e Verão. 

"Hoje as redes sociais fomentam o desejo de consumo de uma maneira muito poderosa. O que está em discussão é como usar essa força de forma ágil e imediata", falou Borges na entrevista. Segundo ele, a edição de novembro deste ano já será uma versão "híbrida" do evento. 

Cristiano Madureira/Divulgação
Paulo Borges, criador da São Paulo Fashion Week imagem: Cristiano Madureira/Divulgação
As marcas devem seguir o exemplo de grifes como Burberry e Moschino. A Riachuelo, que faz parte do calendário da SPFW há algumas temporadas, é uma das marcas que já disponibiliza as peças simultaneamente aos desfiles. "Tem que haver um novo entendimento do negócio, mas já tem gente que está fazendo coleções cápsulas para lançar nas lojas ao mesmo tempo do desfile. Isto já é uma realidade", fala Borges. 

Por sua vez, as altas temperaturas do Brasil foram a razão para mudar as nomenclaturas da SPFW. "A moda é global, o desejo é global. Não é a estação do ano que impulsiona as vendas. E, no Brasil, faz sempre calor". Assim, as edições acontecerão em fevereiro e final de julho ou início de agosto. 

A saída de Alexandre Herchcovitch, um dos grandes nomes da semana de moda, da direção criativa de sua marca homônima, anunciada em fevereiro, não deve interferir no andamento do evento, de acordo com o organizador. "A minha vida vai andar para frente. Agora, você acredita que Alexandre morreu?", comentou Paulo.

"É como aconteceu com Galliano, com Lacroix, com Gaultier. Isso acontece na vida do criador. Por outro lado, teremos a estreia da marca Amir Slama e de outras marcas. Tudo isso mostra que o mercado continua em construção. É um mercado vibrante, em transformação constante e muito resiliente."a Mais:http://vida-estilo.estadao.com.br/noticias/moda,paulo-borges-anuncia-mudancas-radicais-na-spfw,10000019423

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