Topo

Gucci anuncia que fará um só desfile para as coleções masculina e feminina

Desfile de Gucci foi um dos destaques do primeiro dia da Semana de Moda de Milão - Getty Images
Desfile de Gucci foi um dos destaques do primeiro dia da Semana de Moda de Milão Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/04/2016 11h32

A grife italiana Gucci anunciou nesta terça-feira (5) que pretende fazer desfiles sem separação entre coleções para homens e mulheres. Segundo Marco Bizzarri, presidente e CEO da marca, a mudança está prevista para acontecer em 2017.

"Fazer somente um desfile deve simplificar nosso negócio em muitos aspectos, disse Bizzarri ao jornal norte-americano "The New York Times" durante uma conferência de luxo, em Versalhes (França). 

Tradicionalmente, os desfiles da coleção masculina são feitos em janeiro e julho, enquanto os de peças femininas ocorrem em setembro/outubro e fevereiro/março. 

Mais mudanças
A Gucci não é a única marca a repensar como vai apresentar suas novas coleções. A britânica Bruberry está se afastando da ideia de apresentar as tradicionais coleções das estações do ano para se adaptar à crescente demanda de clientes em diferentes climas ao redor do globo. A marca planeja ter apenas dois desfiles em vez de quatro a cada ano, e fazer com que suas coleções de passarela estejam imediatamente disponíveis nas lojas. 

A Burberry foi a primeira grife global a afastar-se do calendário tradicional, em que marcas apresentam suas coleções meses antes das roupas chegarem aos estabelecimentos.

Brasil segue novidades das semanas internacionais
Em entrevista ao jornal "O Estado de S.Paulo", Paulo Borges, organizador da São Paulo Fashion Week, anunciou que a partir de 2017 o evento terá seu calendário alterado para que as coleções cheguem às lojas logo após, ou até simultaneamente, aos desfiles e que o evento abandonará nomenclaturas baseadas nas estações do ano, como Inverno e Verão.