Moda

Modelo transgênero estreia na SPFW: "Sempre fui uma menina"

Flávio Florido/ UOL
Valentina Sampaio faz sua estreia na semana de moda de SP imagem: Flávio Florido/ UOL

Thalita Peres

Do UOL, em São Paulo

Anote este nome: Valentina Sampaio. Aos 21 anos, a modelo transgênero se prepara para estrear na SPFW no desfile da marca A La Garçonne, nesta segunda (24). Diferentemente das outras new faces, a cearense já tem uma marca de peso em seu currículo: ela é a primeira modelo trans a emprestar seu rosto e cabelo para uma campanha da L´Oreal Brasil, ao lado de Juliana Paes, Grazi Massafera e Taís Araújo. Em entrevista ao UOL, Valentina relembrou a infância no Nordeste, os primeiros passos como modelo e falou sobre diversidade. “Sempre fui uma menina e tratada como tal. É assim que me sinto e é isso que transmito para as pessoas”.

Flávio Florido/ UOL
Valentina nasceu no litoral do Ceará imagem: Flávio Florido/ UOL

Nascida na cidade de Aquiraz, litoral do Ceará, é filha de um pescador e uma professora, e afirmou que ser transgênero aconteceu de forma natural. Os pais, os cinco irmãos e os amigos de Valentina tiveram papel importante na vida da modelo. Se a maioria dos transgêneros sofre preconceito dentro de casa, com ela isso não aconteceu. “Não sofri bullying. Sempre fui muito feliz na escola. Cresci rodeada por amigos”, disse. Seu nome de batismo é segredo. “No princípio gostei de Valentina. Depois de algum tempo, descobri o significado em latim significa valente, forte. Passei a gostar mais ainda.”

Flávio Florido/ UOL
A modelo não sofreu bullying durante infância imagem: Flávio Florido/ UOL

Flávio Florido/ UOL
Valentina Sampaio está na capital paulista há dois meses imagem: Flávio Florido/ UOL
Com 1.77m e dona de belos olhos verdes, foi convidada para desfilar enquanto fazia faculdade de moda, no Ceará, e não parou mais. Morando há dois meses na capital paulista e agenciada pela Joy Model, Valentina é uma porta-voz da diversidade. “Ainda existe muito a percorrer e progredir. É preciso conscientizar as pessoas que isso não deve existir. Temos que aprender a respeitar.”

Valentina estreia na São Paulo Fashion no desfile de A La Garçonne, mas também mostrará seu gingado nas passarelas de Fernanda Yamamoto e Vitorino Campos. Locação: Laundry Deluxe

Topo