Topo

O verão do babado: de biquínis a vestidos, o detalhe está com tudo

Da praia ao escritório: Veja como investir nos babados no seu look em qualquer ocasião - Reprodução/Instagram
Da praia ao escritório: Veja como investir nos babados no seu look em qualquer ocasião Imagem: Reprodução/Instagram

Marcela Duarte

Colaboração para o UOL

26/01/2018 04h00

A blusa ombro a ombro com babados tomou conta das ruas neste verão, mostrando que o detalhe é a tendência da vez. Só que não está restrito a tops, aparecendo, inclusive, na moda praia.

Patrícia Pontalti, da consultoria de moda As Patrícias, diz acreditar que os babados terão vida longa, mas dá uma dica para quem quer uma peça para ser usada por muitas estações. "Esqueça o visual delicado e romântico. Os babados de agora estão mais relacionados ao minimalismo e a um visual imponente do que a um look meigo. Lembre-se: eles refletem a mulher poderosa de agora”, diz a especialista.

Veja também

Patrícia diz que babados tendem a ampliar a silhueta, mas, para quem se preocupa com isso, a dica é usá-los na parte mais enxuta do corpo. Embaixo ou em cima, você é quem escolhe.

Ainda em dúvida sobre como tirar proveito da tendência? A consultora explica a seguir.

Babado novo

"Aposte em peças básicas com o detalhe. O efeito é ótimo para incrementar o essencial de todo o dia, como uma camisa, uma calça preta, uma saia lápis. Ele surge em barras, em mangas, em aplicações, em camadas, tornando a peça especial”, diz Patrícia, que apostou em uma camiseta branca, que sai do trivial graças ao babado exagerado.

Babado sim, babado não

"Use com alfaiataria. O contraste de uma blusa com babados com um blazer é requintado e torna o look para trabalhar, por exemplo, um luxo. O mesmo vale para as partes de baixo, como uma saia com camadas de babados combinada a uma camisa tradicional, ou uma calça com babados na barra junto a um cardigã sequinho.” Veja como Thássia Naves combina uma blusa de babados volumosos com peças mais retas.

Praia, sol e babado

Patricia lembra que os babados estão fortíssimos na moda praia. "Biquínis e maiôs com babados tornam-se singulares, perfeitos para imprimir frescor ao visual à beira-mar. Podem ser mais sutis ou tomar de assalto o estilo, como elemento principal de um maiô.” O biquíni preto de Juliana Paes deixa de ser básico com o detalhe de minibabados.

Babado nosso de cada dia

"Use no jeans. As calças jeans ganham babados na barra, transformando o básico em especial de imediato. Jaquetas jeans com babados também são bem-vindas, perfeitas para modernizar looks formais.” Giovanna Ewbank escolheu um jeans com babados na barra.

Babado certo

"Os vestidos são excelentes parceiros dos babados. O modelo envelope, perfeito para alongar a silhueta, fica lindo decorado com esse detalhe. O chemisier ganha um toque de charme com babados nas mangas ou na barra. O modelo retinho adquire nova personalidade com o detalhe, seja na barra, na gola, nas mangas”, fala Patrícia. A atriz Isabella Santoni optou pela última opção, um modelo retinho com babados na gola e na cava.