Moda

Líderes do G8 poderão encarar tempestades usando parcas de grife

MILÃO (Reuters) - Barack Obama vestido como Steve McQueen? Líderes mundiais reunidos na Itália para uma cúpula esta semana poderão, se o clima ficar carregado, trajar parcas produzidas pela Belstaff, criadora dos casacos usados por vários grandes nomes do cinema.

  • Divulgação/Reuters

    Parca da Belstaff será oferecida para os delegados da cúpula do G8


A Belstaff, que também veste atores da atualidade como George Clooney e Brad Pitt, produziu uma parca preta em edição limitada especialmente para os delegados da cúpula do G8. E há uma versão "parca-chique" para as primeiras-damas.

"Cada casaco é feito sob medida", disse à Reuters Manuele Malenotti, cuja empresa Clothing Co., sediada na Itália, comprou a Belstaff em 2004. "Cada uma delas é assinada por Berlusconi (o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi)."

A parca, que é preta e chega até a metade das coxas, traz uma bandeira italiana e o logotipo do G8 no bolso superior direito. É feita de tecido de algodão leve, porém forte, que é resistente à água e permite que a pele "respire".

O corte remete às tradições veneráveis das roupas da Belstaff, que já foram usadas por aventureiros como T.E. Lawrence e Che Guevara.

"Pensamos em algo relacionado à segurança e proteção, já que a cúpula acontecerá em L'Aquila", disse Malenotti. A cidade sofreu um terremoto grande em abril.

Depois da cúpula, uma versão da parca será posta à venda ao público. Uma porcentagem da receita obtida será doada à Fundação Terremoto, para auxiliar a população local.

Malenotti disse que a Belstaff costuma dedicar entre 10 e 20 por cento do preço de seus artigos no varejo para entidades beneficentes. A réplica da parca usada por Che Guevara, criada pela Belstaff, é vendida online por 495 libras (801 dólares).

E o que Michelle Obama vestirá? A versão dela da parca será feita de couro e náilon, mas, segundo Malenotti, vai conservar a inspiração militar.

"É uma parca chique", explicou.

Topo