UOL Estilo UOL Estilo

05/11/2007 - 20h05

Anos 20 e 30 inspiram figurino de Camila Pitanga em filme sobre Noel Rosa

CAROLINA VASONE
da Redação

Divulgação

Personagem de Camila Pitanga tem cerca de dez "looks" no filme, segundo figurinista

Personagem de Camila Pitanga tem cerca de dez "looks" no filme, segundo figurinista

A estilista Coco Chanel, a artista Anita Malfati e as divas do cinema dos anos 30 inspiraram a figurinista Bia Salgado na criação das roupas de época que Camila Pitanga usa em "Noel - Poeta da Vila", que acaba de entrar em cartaz nos cinemas para contar a história do músico Noel Rosa.

Com a maior parte do enredo passado nos anos 30 (com um pedacinho em 1929), o filme mistura, no figurino, influências também da década passada, especialmente nos looks de Ceci, personagem de Camila, musa e grande amor de Noel Rosa e dançarina de cabaré (daquelas que eram pagas para dançar com os clientes no salão). "A Ceci tem muita influência do estilo melindrosa. Ela é uma mulher da noite, mas também representa a mulher moderna, independente da época", afirma Bia, que mandou fazer praticamente todas as peças das cerca de dez trocas que a personagem de Camila Pitanga usa em "Noel", utilizando os tecidos mais nobres e vistosos para a época, como seda e cetim. O linho, muito usado nos figurinos masculinos, apareceu mais nos homens sambistas da produção.

Entre cinturas mais baixas (anos 20) e marcadas no lugar (30), Ceci transita pelas duas décadas em vestidos sensuais de noite e conjuntos para o dia, sempre muito maquiada, batom vermelho e unhas idem. Em algumas cenas, faz "homenagens" a mulheres independentes da época. "Em cada cena, praticamente, conseguimos encontrar uma mulher como inspiração", diz Bia, que afirma ter se inspirado em Coco Chanel para criar o look em que Ceci (Camila) usa calças compridas, peça supermoderna para as primeiras décadas do século 20.
Hospedagem: UOL Host